Pitaco

Pinga, cachaça, branquinha: conheça melhor a “marvada!”

image_pdfimage_print

cachaca-06-03

As diferenças aparecem em variáveis como cana, processo de produção, envelhecimento e teor alcóolico da bebida.

E conhecer um pouco desse processo pode ser o toque especial que você dá em um drinque, aperitivo ou mesmo na harmonização de petiscos e refeições.

O que dá cor a cachaça, por exemplo, é o contato com recipientes de madeira. A tonalidade pode ir de um palha claro até  âmbar escuro e o que define isso é uma equação que envolve o tamanho do tonel, tipo de madeira e tempo de armazenamento.

Entenda as diferenças para escolher melhor sua bebida:

Cachaça branca – pode ter passado por madeiras que alteram pouco a coloração da bebida. Em outros casos, a cachaça branca só “descansa” em tanques de inox.

Cachaça envelhecida – para receber esse nome, precisa ter ao menos 50% de uma cachaça que passou um ano ou mais em um tonel de, no máximo 700 litros. Em outras variações de tempo ou tamanho do tonel,  ela será chamada de armazenada.

Mais suaves – procure as que passam por envelhecimento em madeira. As gaúchas podem ser uma boa opção.

Mais intensas – são as que passam por madeiras como jatobá, angica e garimpeira – costumam ter personalidade mais intensa. As paraibanas são uma boa alternativa.

Aromáticas – cachaças com passagem em umburana –  podem lembrar baunilha. O bálsamo dá aromas de anis a castanheira faz lembrar caramelo e  o ipê dá um aroma frutado.

Drinks – prefira cachaças brancas para caipirinhas. As envelhecidas são indicadas para receitas clássicas que levam uísque ou conhaque.

Como harmonizar – frutos do mar, carnes brancas e peixes vão bem com cachaça branca gelada. Carnes vermelhas e pratos mais pesados combinam com cachaças de envelhecimento mais leve. Sobremesas são ideias com cachaça armazenada em amburana.

Fontes: Leandro Nagata, docente do curso de formação de sommelier em cachaça, do Senac e Mauricio Maia, professor e autor do site O Cachacier.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário