Hygge, é um conceito dinamarquês sem tradução – seria um mix de bem-estar, conforto e relaxamento com liberdade. De modo que, seja quem for o vencedor (e nosso grau de satisfação nunca é demais) conhecer formas de conseguir melhorar nosso dia a dia – com mínimos gestos e atitudes. Você não precisa adotar tudo, mas abaixo estão pequenos conselhos dados pelos dinamarqueses que garantem que adianta…
O segredo é a interação, pois tem a ver com compartilhar momentos de diversão e pequenas coisas que nos fazem felizes. Estas são as dicas em 10 passos para essa felicidade:
1- Procurar o momento
Consiste em dedicar um tempo diário para fazer o que nos faz sentir bem, com as pessoas que amamos e com nós mesmos.
2- Abrir a casa
O hygge pode acontecer em qualquer lugar: churrasco ao ar livre no verão, um passeio pelo parque, um aperitivo, um jantar num restaurante pode ser hyggelig. E, claro, vale também abrir as portas da sua casa. Quando acabar o distanciamento ou pelo menos flexibilizar mais, dá para pensar nisso com carinho e segurança!
3- Criar um ambiente propício
A iluminação tem que ser acolhedora (com ou sem velas). Boa música de fundo é uma boa pedida e flores frescas e uma toalha bem colocada, ajudam a dar um toque especial e provocar um prazer simples.
4- Evite romper o relaxamento
Nada de falar de política ou temas tensos. É contra indicado pensar em trabalho ou problemas. A televisão, o iPad e o smartphone também impedem as conexões sociais com o hygge.
5 – Concentre-se num só assunto com todos
Depende do tamanho da casa, mas consegue-se maior interação em lugares pequenos – assim é mais fácil manter uma única conversa em vez de várias conversas paralelas.
6- Mais atenção para o que se come
Cozinhar em conjunto também é hygge. Reunir-se com a família e os amigos para preparar uma receita tradicional ou fazer um bolo.
7 – Resgate sua identidade
Alguns dizem que o hygge tem a ver com fazer coisas que os antepassados reconheceriam. E está relacionado com as tradições ou objetos de valor sentimental. Tomar chá numa caneca da avó ou usar a receita de bolo da bisavó – Escolha a sua lembrança afetiva e resgate.
8 – Fique confortável
Vale tudo o que te deixa assim: roupa cômoda, ficar na cama ao domingo debaixo do edredom por mais tempo, com um bom livro e um café. Esticar-se no sofá com uma bebida gelada e ver um filme – escolha seu conforto preferido e vá fundo!
9 – Conjugue o verbo e passe a ação
Na Dinamarca é substantivo, adjetivo, advérbio e verbo. Serve para descrever a camisa confortável que se veste ou para dizer a alguém “vamos ver um filme e comer doces” Use com frequência para partilhar com os amigos quanto é bom estar com eles – e expresse sua felicidade com seu momento hyggelig.
10 – Seja consciente desse momento
Há tantas coisas ser hygge para nós – ainda mais com as belezas naturais do nosso país – mas o que diferencia os dinamarqueses é que eles são capazes de identificam e nomeiam esse momento de bem-estar. Eles aprenderam a “viver o momento e desfrutar o agora“.
Ok, concordo que não somos dinamarqueses, mas tenho certeza que com o nosso jeito brasileiro de ser, em pouco tempo teremos uma palavra mais fácil para esse termo – e estaremos dando aulas de hyggelig – ou do que quer que seja o termo batizado por aqui….
2 Comentários
Paulla Alves
10/02/2017 as 08:18Matéria, perfeita! Já quero dá um jeitinho brasileiro pra adotar o “Hygge” aqui.(rs rs)
Gabriel Rosa
03/04/2019 as 18:37Oi Claudia, tudo bem?
Adorei sua matéria, q cultura gostosa né.
A gente pode aprender tanto… Acabei de narrar esse livro pela toca livros e está demais o trabalho, depois dá uma conferida e quem estiver lendo esse post também. Bjo e ótimo ano para todos #HYGGE.