Sim, pois o óleo lubrifica as partes móveis do motor do seu carro e ajuda na troca de calor, diminuindo a temperatura interna do motor e, aumentando a durabilidade das peças.
E, com viagem pela frente (ou mesmo sem viajar) existe um um jeito certo de medir tratar e escolher melhor seu lubrificante.
No posto não é o ideal – enquanto seu carro está funcionando e logo depois que você o desliga o óleo está circulando pelo motor – daí que não é o momento certo para verificar o nível. E é isso o que acontece quando você chega ao posto de combustível. Mesmo que o carro ainda esteja frio, o óleo já está circulando e não mais no cárter (o reservatório) onde a vareta de verificação o mede.
Olho vivo – conferir o nível do óleo deve ser uma prática do proprietário do carro e não do frentista. A gente precisa verificar o nível em casa, antes de ligar o carro, com ele frio e em um lugar plano. Não custa nada e a única coisa que vai ficar suja é o paninho que a gente vai deixar sempre guardadinho no porta-malas.
Xô prejuízo! – se o nível estiver baixo pode significar que o motor tem algum vazamento e, neste caso, ele deve ser completado. Mas, ainda assim o carro precisa ir para a oficina e o problema tem que ser sanado. Um vazamento sério pode prejudicar a lubrificação do motor e o dano vai ser grande além de custar caro para arruma!!
Marque e agende! – respeite as trocas de óleo indicadas no manual do seu carro – e respeite também o tipo de óleo recomendado pelo fabricante (não importa o que o frentista ou até o mecânico te diga, ninguém sabe melhor sobre seu carro do que quem o construiu).
Fiquem ligados e não passem aperto!
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