Case e arrase Etiqueta sem Frescura Mesa

Dicas para servir melhor em seu casamento

Mesa de jantar com muitos objetos de decoração, tudo em tons claros, alguns em branco. muitas velas na base ao centro e outras velas em castiçal em vidro com água .
image_pdfimage_print

mesa de banquete, completa com porcelanas e prataria, ainda com vasos altos de flores e inúmeros castiçais complementam a decoração

Essa mesa é poderosa, mas hoje dificilmente fazemos algo assim – afinal, os tempos exigem sobriedade e praticidade… Conversando com colegas, eles me passaram preciosas dicas, que compartilho aqui pois estão entre  mais conceituados  cerimonialistas e casamenteiros do nosso país: Roberto Cohen, Izis Dorileo, Dannilo Camargos, Roberta e Stellinha Lacerda, Graça Kurylo e Wander Ferreira Junnior – cada um com larga experiência em todo tipo de festas. Veja algumas:

Prato de gente grande – os menus degustação em mini cumbucas não são muito populares em regiões como Centro Oeste e Nordeste, onde a prioridade é a comida em fartura. Aliás, é comum usarem pratos de louça maiores do que os normais, na medida de sousplats – dessa forma é possível acomodar maior quantidade de comida sem ter que voltar ao bufê.

prato sobre uma mesa, contendo fajitas, carne fatiadas com pimentões, e temperos.

Para atender a todos e economizaresse expediente funciona e é muito usado em casamentos maiores: coloca-se uma quantidade maior de mesa de frios e ilhas abertas por mais tempo. Dessa forma, quem tem fome serve-se e muitas vezes vai para casa (como a turma dos mais velhos e dos menos notívagos) e o jantar, propriamente dito, é servido mais tarde e para uma quantidade menor de pessoas. Segundo os especialistas economiza-se muito.

Camarões para todos os gostos – no Nordeste, casamento elegante tem que ter camarão. Palavra de Alódia Guiamarães, cerimonialista de peso de toda a região. E, quanto mais, melhor. Assim, tradicionalmente serve-se pelo menos 3 variações ; um tempurá com molhos de tangerina e gengibre, um camarão ao vinagrete e um terceiro ao leite de côco.

Para a festa durar mais – se quiser que a festa dure, além do cardápio do que se vai comer, faça outro com a programação da festa e principalmente o “cardápio musical”. Dessa forma os convidados sabem o que está por vir e podem administrar seu tempo e expectativas.

Gostou? Pois eles todos e ainda Fernanda Floret, do blog  Vestida de Noiva – dão estas e muitas outras dicas no meu livro Casar sem Frescura da editora Planeta – para você aproveitar muito melhor seu grande dia!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário