Talheres– quando a criança já tem coordenação motora suficiente para espetar, está na hora de se despedir da colher. É também um ótimo treino de equilíbrio: espetar e levar à boca sem derrubar. A faca pode e deve ser usada para ajudar a empurrar a comida para o garfo. Terminou? Coloque os talheres juntinhos, como namorados.
Copo – pegar com 2 mãos e nunca encher demais.
Guardanapo de pano – Sempre no colo. No inicio pode escorregar, mas, com o tempo, eles vão aprender. Já falamos sobre guardanapos aqui.
Comida com as mãos – desde cedo temos que ensinar que nenhum tipo de comida deve ser pego com as mãos . Se não aprende pequeno, não aprende nunca mais.
Salada – nada de cortar a salada. É treino puro. Mostre para seu filho como dobrar as folhas e fazer um pacotinho.
Macarrão –ensine a enrolar no garfo A prática leva a perfeição. No começo pode ser difícil ,mas, quanto antes aprender, melhor.
Não pode:
- falar de boca cheia
- brincar com os talheres
- interromper os adultos quando estão falando
- levantar sem pedir licença
- colocar o cotovelo na mesa
- mastigar de boca aberta
- jogar no tablet ou celular.
- balançar ou ajoelhar na cadeira
Sei que o trabalho é árduo, mas ,extremamente gratificante. Ensine em casa, aos poucos e sem pressão. Criança educada, além de ser mais segura, encanta pais e colegas.
Se quiser saber mais sobre etiqueta infantil, veja aqui
3 Comentários
Gisele
20/11/2014 as 10:32Adorei as dicas sobre as regrinhas de etiqueta para crianças. No dia a dia não paramos para pensar que simples ações farão um grande diferença no futuro!
Isabella Giuzio
20/11/2014 as 17:12É isso aí, Gisele! E começando desde cedo é bem melhor. um beijo grande
CARROSSEL SOCIAL conta a vocês o que rolou e o que vai rolar neste fim de semana no Cariri. Antenem-se. – Cariri é Isso
09/09/2016 as 10:06[…] esperteza de minha mãe em nos ensinar, ainda pequenos, as regras de etiqueta como se fosse brincadeira foi fundamental para que nos tornássemos adultos mais seguros e […]