Meu sócio Mário, que diz que para mim tudo parece simples porque já me acostumei com tanto detalhe. Pode ser. E pensando nisso fiz uma lista de 10 dicas essenciais que vão facilitar sua vida na hora de manusear talheres .
E elas valem igualmente qualquer situação: social, profissional, formal ou não.
- Para cortar, use a faca na mão direita – como a maior parte das pessoas é destra, essa é uma forma de garantir mais delicadeza no gesto de cortar ou trinchar alimentos.
- E se eu for canhoto? segure a faca com a esquerda – feliz e sem culpa.
- Empunhadura – para dar mais firmeza, segure a faca com o dedo indicador apoiado sobre o seu cabo – mas nunca em cima da lâmina. Faz diferença…
- Carne mais dura – tá difícil de cortar? Respire fundo, concentre e faça o movimento apertando a lâmina com firmeza em direção ao prato mas nunca, nunca mesmo brigue com seu bife esgarçando a carne e espalhando tudo pelo prato…
- Comer com a mão – a mesa, durante uma refeição, não dá certo. Já, em um um coquetel ou mesmo em um evento com ‘finger food” faz parte.
- Pausa para conversa – nesse momento apoie os talheres com os cabos sobre a mesa e os talheres no prato na posição das 7.20 no relógio. Besteira? Pois experimente deixar a faca atravessada sobre o prato e vai ver que ela cai, mancha a toalha etc. Não rola, certo?
- Pode empurrar a comida com a faca? – ao contrário do que dizem alguns especialistas, pode sim. Porque não?
- Misturar a comida no prato – não rola. Aí, ajudando com a faca nem pensar. O prato deveria ficar com um aspecto organizado e não com gororoba aleatória.
- Enrolar macarrão com ajuda da colher – Esse é um hábito mal visto, principalmente entre italianos e descendentes.
- Servir-se com o próprio talher : nem pense!! Há talheres próprios para você se servir e, em geral estão junto as travessas ou sobre a mesa ou bufê. Procure-os e use.
Sem comentários