Em uma era em que o mundo está de olho nos mega eventos, e em que os acontecimentos públicos estão sob o constante escrutínio da mídia, pelo menos 3 requisitos são exigidos do Cerimonialista responsável por qualquer tipo de evento:
1- que seja invisível – e apareça apenas e tão somente para a autoridade que está acompanhando.
2- que seja objetivo – e consiga passar em 30 segundos todo tipo de informação essencial.
3- que tenha um plano B – e esteja sempre 2 passos a frente na organização do evento para evitar contratempos e pequenos desastres.
No caso das mulheres outro detalhe torna-se vital: nada de saltos altos – para garantir agilidade ao acompanhar a movimentação que costuma ocorrer em qualquer festa ou recepção.
Capricia Marshall, chefe do cerimonial da Casa Branca, achou que podia ser “mais ela” e desobedeceu esse mandamento. E, por conta desse detalhe, conseguiu ferir em 30 segundos os 3 princípios básicos relatados acima!
Na recepção ao Felipe Calderón, Presidente do México, ao literalmente cair dos saltos altíssimos, ela não apenas ficou no foco de todos os fotógrafos, como também deixou de ser útil a Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos que, quase teve que resgatá-la do chão – distraindo-se exatamente no momento em que chegava o casal visitante e toda sua comitiva.
Ok, micos acontecem, mas precisava?!
9 Comentários
Themis Abud
20/09/2014 as 20:08Isso poderia ser evitado. Minha dúvida é: neste caso a cerimonialista poderia ir com um vestido preto não tão longo ou um tailleurs? Ou devida a solenidade o longo é o traje mais correto?
Abraços.
Themis
Claudia Matarazzo
20/09/2014 as 22:50Themis, o ideal nesse caso – já que a ocasião pede mais formalidade, seria uma pantalona escura, lisa em tecido nobre que pode perfeitamente fazer as vezes de um vestido longo. Ainda mais que ela está a trabalho e não deve aparecer ou se destacar entre os convidados. Um tailleur seria informal demais. A pantalona tem a vantagem de deixar os movimentos livre e “ësconder”um sapato de salto médio, mais confortável para quem vai ficar horas em pé.Adoramos o seu interesse! Continue conosco tá? Um beijo
Themis Abud
21/09/2014 as 20:28Obrigada Claúdia! Acompanhando tudo. 🙂
beijos
Kátia Braz
22/09/2014 as 15:38O ideal é que a Cerimonialista esteja confortável e tenha segura diante de um imprevisto, a Cerimonialista citada ficou se arrumando após a queda, o que piorou um pouco a situação, o vestido tomara que caia estava inadequado para a ocasião. Um salto em minha opinião, em alguns eventos protocolares podem ser usados, mas a Cerimonialista tem que ter segurança e elegância para segura-lo. Não é só uma queda que se torna um problema, o andar tem que ser firme também.
Claudia Matarazzo
23/09/2014 as 16:28Oba Themis! Valeu a força! Continue conosco. Um beijão.
Claudia Matarazzo
07/11/2015 as 14:57Nesses casos o ideal para cerimonialistas seria uma pantalona preta que não tem perigo de se tropeçar e é corretíssima.
Veronica
06/02/2015 as 19:27Bom, este video, na minha opnião, mostra tudo que um cerimonial não deveria fazer. Ela errou desde a opção da Roupa, sapatos, comportamento, postura, etc.
Otimo post Claudia.
Abs,
Veronica
Claudia Matarazzo
19/02/2015 as 06:51Valeu Veronica! Como sempre nosso mestre cerimonialista Mário, acertou! Um beijo grande e obrigada por nos seguir!
Denyse BARRETO RUIZ
12/03/2018 as 08:52Olá Claudia,
Gostei muito do post. Vem de encontro a algo que descobri depois de sofrer muitas dores nos pés depois de trabalhar horas e horas em pé em eventos. Um sapato baixo e confortável é essesncial pra quem recebe os convidados e cuida do ” backstage” ..mas confesso que foi difícil pra eu abrir mão da elegância do salto… não sei se é cultural porque nós Brasileiras adoramos saltos ou todo meu treinamento em ser elegante a qualquer custo… obrigado . Bom dia. Denyse Barreto