Case e arrase

Os desafios financeiros durante o casamento

a foto mostra uma mulher morena, de aliança, segurando um lenço de papel como se estivesse usando para conter o choro. no fundo da foto, um homem, está pensativo e com o rosto triste. Parece que acabaram de discutir
image_pdfimage_print

a foto mostra uma mulher morena, de aliança, segurando um lenço de papel como se estivesse usando para conter o choro. no fundo da foto, um homem, está pensativo e com o rosto triste. Parece que acabaram de discutir

Ter uma vida financeira independente é importante para o casal, mas os dois precisam ter um acordo para definir as despesas e os investimentos de ambos e o dinheiro que cada um vai administrar por si. A falta de transparência na hora de lidar com essas questões pode gerar consequências desastrosas.

Não vale a pena deixar o relacionamento ficar completamente desgastado em função das desavenças envolvendo as finanças. Afinal, o maior prejuízo não será material.

COMO OS CASAIS LIDAM COM DINHEIRO

Visando justamente entender melhor a relação que os casais têm quanto ao dinheiro, uma pesquisa feita no ano passado, nos Estados Unidos, com cerca de 24 mil homens e mulheres, apontou que praticamente metade dos casados admitem manter segredos financeiros de seus cônjuges.

Cerca de 37% dos homens e 56% das mulheres entrevistados admitiram mentir para seus parceiros sobre dinheiro. Quase quatro a cada dez mulheres não contam quando compram um novo vestido ou par de sapatos. E outros 29% dos homens não são completamente honestos sobre o quanto estão gastando individualmente.

É claro que você e seu companheiro (a) podem ter seus gastos individuais, mas viver sem transparência sobre a forma como vocês estão gastando dinheiro com certeza pode interferir na harmonia do casal. A coisa fica ainda mais complicada se o dinheiro usado secretamente estiver saindo de uma conta conjunta.

EVITANDO TRANSTORNOS

Para que as brigas sobre dinheiro não sejam a tônica da sua relação, que tal tratar desses assuntos com mais diálogo? Evitem discussões em que o discurso seja baseado em troca de acusações e tenha flexibilidade para tentar entender o que está acontecendo antes de tentar defender-se ou fazer acusações.

Se o problema estiver acontecendo a respeito do dinheiro que vocês possuem em conta conjunta, é tempo de refazer as regras quanto à retirada. Caso a polêmica seja divergência na hora de definir o que fazer com o dinheiro, se vocês dois não estiverem conseguindo resolver isso sozinhos, de repente este é o momento de procurar um especialista. A ajuda de um terapeuta de casais e um consultor financeiro podem ajudar a chegar a uma solução.

 

mini-carolinaCarolina Ruhman Sandler é especialista em educação financeira para mulheres, fundadora do site www.financasfemininas.com.br e autora do livro  “Finanças femininas”  Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Benvirá).

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário