Embora exista uma piada corporativa segundo a qual eles jamais erram, apenas são “ mal informados”, eles se enganam sim, e mais do que se pensa. Com exceção de Marlon Brando em O Poderoso Chefão – quase todos se enganam.
Porém, quando isto acontece, é importante lidar com o fato com um mínimo de diplomacia e tato. Até porque, há maneiras e maneiras de contornar a situação.
1- Ignore o erro – se for algo insignificante, por que não? Não é o caso de desgastar seu relacionamento ou chamar atenção para algo que não fará diferença a médio ou longo prazo.
2 – Defenda o erro – é claro que é uma atitude mais cínica, que requer uma tática sutil. Um executivo uma vez me confessou fazer isso com muita facilidade: sempre encontra uma forma de mostrar os pontos positivos que a decisão “errada” em questão poderia trazer no futuro.
Segundo ele, no futuro, pouca gente se lembrará de quem defendeu esta ou aquela posição. E, no momento o problema fica resolvido de uma forma política e sem maiores atritos. Sei não, mas essa tática requer um questionamento mais profundo e deve ser analisada caso a caso…
3- Discuta o erro entre quatro paredes – com ele naturalmente. Aponte diplomaticamente outras alternativas e sinta a reação antes de fincar o pé e dizer que acha que esta decisão vai levar a empresa a bancarrota.
Esse papo pode parecer simplista demais, porém se começar a atentar para as diferentes alternativas, verá como, muitas vezes, uma abordagem no momento certo e sem pressão pode surtir efeito – e evitar uma série de mal entendidos com efeito dominó. Por isso vale a pena tentar.
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