Etiqueta Empresarial Etiqueta sem Frescura Mesa

7 TOP dicas de etiqueta a mesa

image_pdfimage_print
Mesa retangular ,em madeira escura, com decoração de natal, com dois candelabros , um em cada lateral da mesa, temos 3 posições de cada lado e um em cada ponta da mesa, os arranjos florais em vermelho estão no centro da mesa, o jogo americano é em tecido branco com suaves bordados, o porta guardanapo é um rosa vermelha, os guardanapos brancos da cor do jogo americano, as porcelanas schmidt - modelo Royal, brancos com bordas preta com detalhes em prata. em cada posição temos um copo de vinho branco, copo de água e uma taça de champanhe.

Porcelanas Schmidt – Royal

1- Quando começar a comer? – se você está sentado em uma mesa com oito ou menos convidados, espere até que todos sejam servidos e a anfitriã  (ou o dono da casa) comece a comer ou pelo menos que dê o sinal antes de degustar seu prato. Já, em uma longa mesa de banquete, não há problema em começar quando várias pessoas já estão sentadas e servidas.

2- O que não vai a mesa – em uma mesa, não devem ser vistos nem estar presentes itens que não têm a ver com comida e a decoração. Assim, devem permanecer de fora: chaves, bolsas, óculos de sol e, especialmente, telefones e tablets.

3- Para recusar vinho: não explique muito e nem se desculpe porque você não bebe. Basta colocar as pontas dos dedos na borda do copo e dizer “Não hoje, obrigado.” Isso não implica julgamento daqueles que desejam beber.

Com um fundo cinza bem claro vemos uma taça de cristal sendo enchida por um decanter de cristal em formato de um gracioso pescoço de cisne suspenso por uma mão feminina.

4- Super Barman: a maneira certa de espremer um limão em sua bebida é usando a mão para proteger o limão quando você apertá-lo. Assim você não atinge seu vizinho inadvertidamente. Parece bobagem, mas quando acontece é muito desagradável – para ambos….

5- Passando um alimento a mesa – se alguém pedir que passe a salada ou o saleiro não aproveite para servir-se antes. É um gesto rude de gula. Só faça isso se tiver muita intimidade – e ainda assim, peça licença e seja rápido.

6- Para pedir mais – se  a comida estiver sobre o bufê, não tem problema servir-se de mais. Mas é delicada esperar que todos já tenham ser servido e inclusive já estejam quase terminando – para não dar a impressão de voracidade e gula… Se for um serviço a francesa o garçom deveria passar uma segunda vez. Se não o fizer você pode indicar discretamente a dona da casa ou anfitrião que adorou e que gostaria de mais um pouco – ele vai apreciar.

7- Posso levar para casa? – estava uma delícia e sobrou muita coisa… Mas é preciso saber quando levar as sobras: se estiver com amigos ou família, em um restaurante não há problema em pedir para embalar o que sobrou para viagem.  Mas não é o caso de fazer isso em um almoço ou jantar de negócios. Já, na casa de alguém nem pense em pedir: só se a dona da casa oferecer e insistir

sanduiche de pão com morango com chantilly em cima e fios de chocolate

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário