Suíça Brasileira – a cidade já teve essa alcunha mas, vamos combinar, de Suíça não tem nem o frio… Ok! em um país tropical como o Brasil, o frio é uma sensação rara. E em Campos do Jordão as temperaturas caem de verdade e podem chegar abaixo de zero graus nas madrugadas de inverno. Mas a semelhança para por aí.
Dicas de Compras – se você gosta de consumir e ver gente fique na vila Capivari – point dos turistas e descolados que querem curtir o friozinho de Campos. Já, Abernéssia é a vila de quem mora na cidade e lá você encontra tudo mais barato – se estiver procurando preço e não badalação…
O que fazer – o visitante pode escolher entre trilhas, pescaria, arvorismo e passeios a cavalo, entre outras modalidades. O teleférico faz bastante sucesso entre adultos e crianças e tem uma vista de tirar o fôlego. A pesca a truta – com direito a comer a mesma no almoço também encanta a galera de todas as idades.
Uma das mais charmosas e tradicionais atrações turísticas de Campos do Jordão é o passeio de trem. A ferrovia era, até a década de 70, uma das formas mais fáceis de acesso a cidade e hoje conta com quatro passeios diferentes: o Turístico (trecho de 8 km), Maria Fumaça (4 km), Santo Antônio do Pinhal (19 km) e Pindamonhangaba (esse, mais cansativo, percorre 47 km).
.
Festival de Inverno – é o maior evento da música clássica da América Latina e acontece todos os anos durante todo o mês de julho em Campos do Jordão. Com atrações no Auditório Cláudio Santoro, e com entrada gratuita na Praça de Capivari e outros espaços da cidade, o Festival de Inverno leva grandes artistas da música clássica para realizar concertos memoráveis que lotam os espaços.
Clima e Paisagem especiais – no inverno os dias ficam ainda mais claros e o céu mais azul. Somando a isso ao ar puro da serra, o que temos é uma experiência diferente das cidades grandes e poluídas. Alguns pontos conhecidos da cidade como o Morro do Elefante e o Belvedere, proporcionam uma vista literalmente de tirar o fôlego das montanhas, mais admirável ainda durante o inverno. Prepare sua câmera e respire fundo o ar puro da montanha.
Baladas e agito pela noite – quem curte a noite encontra diversão nas baladas da montanha. O centro de Capivari é o local das atrações, que muitas vezes conta com famosos DJs e músicos conhecidos contratados.
Bar e boteco– também são uma ótima opção ainda no centrinho: o agito começa no início da tarde e se estende noite adentro com comidinhas de boteco, variedade de bebidas e música ao vivo com pop rock e MPB.
Gastronomia especial de Inverno – o friozinho da serra abre ainda mais o apetite. E para saciar essa fome, diversos restaurantes da cidade criam receitas especiais condimentadas e robustas, de dar água na boca. Além dos pratos que levam ingredientes tradicionais da região serrana, como o pinhão e a truta, tem também o rodízio de fondue, que combina com o frio e atende a todos os gostos.
4 Comentários
Carol Costa
11/07/2015 as 23:37infelizmente foi a pior viagem que já fiz dentro do Brasil.
Qualquer cidade do interior do nordeste da de 10000 a zero em hospitalidade e simpatia.
Foram os piores dias, os piores atendimentos, grosseria e comida abaixo da expectativa (todos restaurantes indicados por veja e 4rodas).
Volto 1000x para Gramado, mas nunca mais volto ou falo bem de Campos.
Triste realidade de uma cidade turística tão conhecida em nosso país.
Claudia Matarazzo
19/07/2015 as 12:55Carol, você deve ter ido em julho – aí é difícil mesmo…
Mas fora de temporada é uma delícia – ou seja nos outros 11 meses do ano.
Um beijo
Dalva Zouain
14/05/2016 as 16:29Vou escrever para uma revista local, preciso saber a data do festival de inverno de Campos do Jordão, desse ano, você pode me ajudar? Abraços. Dalva Zouain.
Claudia Matarazzo
31/05/2016 as 17:51Dalva ema geral o site do Governo ou da Secretaria Estadual da Cultura tem em Festival de Inverno./ Um beijo