- Quem disse que é fácil? Nessa posição tudo é observado, analisado, criticado e mais: aumentado em seu reflexo e consequências. Por isso mesmo não custa prestar atenção a detalhes que fazem sim, muita diferença…
- Cumprimentar clientes atrás da mesa – estabelece poder, mas também passará imagem de dominador e impenetrável, e prejudica qualquer tentativa de uma conversa honesta ou franca.
- assuntos fora da rotina – como encontro com clientes, receber para reunião ou uma entrevista – receba em pé
- Conversas sobre orçamentos, reuniões ou relatórios – não tem problema se ficar sentado atrás da mesa
- Bate Papo – é bom para conhecer sua equipe. Ajuda seus funcionários a se conectarem com você. Só não exagere.
Gírias nos e-mails – sua esposa, marido ou filhos entendem o que “kd” significa quando você envia uma mensagem de texto, mas em um e-mail para clientes essa prática é interpretada como desleixo e inadequação. E-mails são cartas comerciais. Emoticons nunca!
Elogios – alguns chefes acham que economizar no feedback positivo incentiva os funcionários a se esforçarem mais e melhora a qualidade da produção. Errado! Um projeto bem feito deve ser reconhecido, elogie e torne isso uma prática regular.
Comentários sobre roupa/visual – não diga para um funcionário, especialmente do sexo oposto, ‘Eu amo a sua camisa’. A frase pode ser mal interpretada. Simples assim.
Vista-se de acordo -como chefe, você irá definir o tom para a vestimenta de trabalho. Suas roupas devem cair bem. Nem muito grandes nem muito apertadas. Cada área e setor possuem o seu perfil, o importante é não ser o destaque do mês – o menos é mais, sempre !!!
Redes Sociais – quando seus funcionários ou clientes usam as redes sociais, querem se divertir e se conectar com pessoas de fora do escritório. Se um chefe adicioná-los, eles podem se sentir nervosos sobre o quê compartilhar e quem adicionar. Mas, se seus funcionários chegarem a você, vá em frente e aceite.
Expressão Facial –uma boa cara de jogador de poker ajuda nas negociações. Da mesma maneira, você deve sempre trabalhar sua “cara de chefe”. Mas atenção : Chefe carrancudo afasta. Chefe que sorri o tempo todo, cria uma atmosfera muito informal. Aposte no meio termo: expressão de atenção concentrada, com um sorriso quando necessário
Fofocas – não fale muito de sua vida e tente evitar perguntas sobre questões pessoais aos funcionários. Fale sobre negócios, a concorrência, ou outros grandes temas.
Rumores internos – esclareça o assunto com as pessoas envolvidas. Chefe fofoqueiro parece – e é – indigno de confiança!
Ref: Jacqueline Whitmore, presidente do Etiquetteexpert.com
Susan Sommers, da consultoria Dresszing
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