Ela é a equivalente a ‘Miss Manners‘ a papisa da etiqueta ocidental : na China Sara Jane Ho, esposa de um ex-banqueiro, ensina mulheres ricas chineses como se comportarem como damas .
Ela ensina meninas a flertar com homens e como caminhar com graça e equilíbrio, praticando com um livro na cabeça e aprendem também a importância da colocação do guardanapo.
Sara Jane ensinou como pronunciar nomes de marcas de luxo e a se preparar para eventos glamourosos, como shows de Christian Dior.
O curso de 10 dias sob a asa Miss Manners ‘na escola Instituto Sarita em Pequim custa cerca de R$60.000 por aluno – não é para qualquer um portanto…
Eles viajaram de toda a China para participar Instituto Sarita – uma escola boutique de comportamento em Pequim.
“Muitos dos nossos alunos cresceram na década de 1970”, diz a senhorita Ho, que é conhecido como “da China senhorita Manners ‘nos meios de comunicação e também tem uma filial em Xangai.
“As famílias passaram de lutar para chegar à frente da linha de ração a uma situação onde podem ter tudo. Agora eles vão para escolas estrangeiras e são convidados para shows de desfiles de Christian Dior. Há muito para aprender sobre a cultura ocidental”.
Enquanto fala a senhorita Ho corrige a postura e forma de andar e sentar dos alunos sem descuidar de detalhes como sentar sempre com os joelhos juntos e costas eretas.
A senhorita Ho é de Hong Kong e participou de uma escola de elite nos Estados Unidos, antes de estudar na Universidade de Georgetown e Harvard Business School.
Um de seus temas preferidos é o uso de jóias e acessórios, como brincos de brilhantes e pérolas que, ensina devem estar perfeitamente presos aos cabelos como na foto abaixo.
‘Maus modos são um problema na China “, disse ela. E acredito que, seja cultural – daqui para frente, se eu ensino minha etiqueta filha, ela irá influenciar seus colegas, e quando viajamos nós vamos poder dar exemplo e ter bom comportamento.”
No Instituto Sarita há homens e mulheres aprendendo a se comportar. Eles aprendem sobre a linguagem do corpo, como se vestir para eventos, além de como tomar o chá da tarde e planejar recepções privadas.
“Eu viajo muito e participar de jantares formais”, disse uma aluna. “E descobri que eu não sabia sobre todos os garfos e colheres ou que tipo de roupa deveria vestir.
Outra, Miss Chen, uma ex-advogada participa de uma classe para as mulheres casadas.
Ela costumava trabalhar como um banqueira de investimento, fala cinco línguas e está trabalhando em um livro de etiqueta destinada a meninas chinesas.
‘Etiqueta não é sobre mostrar, é sobre ser confortável e fazer as pessoas ao seu redor confortável. Essa é a essência: respeitar os outros .
Bravo! Não é que mesmo em um país tão distante e com uma cultura tão diferente elas conseguiram captar a mesma essência que nós do ocidente sobre o bom comportamento? Talvez agora falte a gente fazer a nossa parte com mais capricho…
Sem comentários