Pessoas indesejáveis pode fazer muuuuito mal! – e o começo do ano é um bom momento para deleta-las da nossa vida: porque, deletar é bem mais definitivo do que esquecer, afastar, romper.
Esquecer, implica que um dia podemos lembrar delas. Afastar, que talvez elas se reaproximem e romper que – Deus nos livre – eventualmente haja uma volta. Já deletar – que delícia – implica em não poder restaurar nada.
Mas, para não cometer injustiças com as multidões de gente bacana, é necessário um critério para apertar essa tecla tão salutar. Fiz uma lista para facilitar a vida de quem queira aderir a prática! Pense na pessoa em questão e tente responder as seguintes perguntas:
Ela dá notícia ?– se nunca não dá notícias e é sempre você quem procura saber como está – não merece fazer parte do seu círculo – pode deletar.
Você gosta quando ela dá notícias? – ou manda mensagens ou mesmo liga? – se sim, maravilha. Se parou pra pensar, sinal amarelo: talvez valha a pena deletar.
Você gosta quando ela vem te visitar?– essa é fundamental. E fácil de responder.
Você gosta de ir a casa dela?– se ultimamente ela não te convidou para ir a casa dela, pense se vale a pena continuar cultivar essa amizade. Talvez não seja o caso de deletar, mas, puxe o freio…
Ela sabe ouvir? – ou você nem lembra da última vez que conversou algo realmente importante com ela e pediu sua opinião?
Ela agrega diversão a sua vida?– pode parecer bobagem, mas precisamos de amigos que nos façam rir e ver o lado engraçado das pequenas contrariedades do cotidiano…
Ela te ensina ou já te ensinou algo que valeu a pena? – aqui vale tudo: desde jogar baralho, jardinagem, mexer no computador, dançar, cozinhar, interpretar notícias…
Ela agrega algum conforto material? – sabe aquela pessoa que sempre te traz um mimo, te dá uma boa ideia, te presenteia com uma bobagem que você nunca havia pensado em comprar mas que fez diferença na sua vida? Elas existem e se tiver ao menos uma assim em sua vida, não delete…
Ela agrega qualquer tipo de sensação ou sentimento bom? Se sim, tá valendo – ainda que você veja raramente…
A lista é grande, e você pode fazer a sua com qualidades que sejam importantes para você.
Mas, se você respondeu que não a todas essas perguntas, há uma enorme chance de que a pessoa em quem você está pensando seja perfeitamente deletável.
Já, se respondeu que sim a pelo menos duas, segure a onda: pois ninguém tem todas as qualidades juntas e bastam apenas duas ou três respostas afirmativas para fazer dessa pessoa alguém que valha a pena.
Sem comentários