A história correu as redes sociais e ilustra a complexidade de etiqueta – não apenas no que concerne aos smartphones mas também no supermercado: falar ao telefone no caixa é inaceitável – mas permitido – e atrapalha muito!
Os supermercados não possuem uma política rigorosa de regras de etiqueta mas elas existem – e são bastante simples – além de facilitar demais o dia a dia…
1. Você não está sozinho – nada de ignorar as pessoas conhecidas ou esconder-se delas . Cumprimentar é realmente uma cortesia, portanto, não se sinta ofendido quando alguém faz isso com você.
2. O Papo tá ótimo! – se parou para conversar ou mesmo trocar informações sobre produtos seja breve e, se não parar, certifique-se de encostar bem o carrinho para não atrapalhar. Mas por pouco tempo para não obstruir o acesso a gôndola…
3.Degustação – se aceitar uma amostra de algum promotor cordial tenha em mente que a pessoa que entrega não é o fabricante – de modo que reclamações ou mesmo elogios sem fim não serão levados adiante…
4. Carrinho Turbo – ande com cuidado pelos corredores – por mais pressa que esteja, há idosos e gente com criança que não tem a mesma destreza que você.
5. Cheirar sem abrir – já vi muita gente rompendo lacres para cheirar produtos de beleza. Resista. você compraria um tem aberto assim?
6. Sem aula de gastronomia – se um item exótico ou desconhecido confundir um funcionário, não precisa explicar dando a receita completa de como preparar: lembre que ele e os outros clientes tem que continuar o dia . Assim, diga apenas : “é cupuaçú – e dá para comer fresco ou em doce”..
7. Celular desligado – é o ideal . Mas se falar não grite. E se teclar, saia do caminho e faça iss onde não atrapalhe. Simples assim – que é para não pagar o mico que o cliente do atendente impaciente pagou.
E, vamos combinar – acho que o funcionário tinha toda razão . Se eles tem que nos dar toda a atenção na hora de servir, nós também temos que agir assim para pedir.
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