Como não ser um Anfitrião Trapalhão
Falta de espaço – é essencial adaptar sua casa para que, pelo menos 2/3 dos seus convidados consigam sentar-se em algum momento. Assim, se sua mesa acomoda bem 6 pessoas e você tem na sala um sofá, duas poltronas e duas cadeiras, é possível convidar até no máximo 22 pessoas. Não se acanhe de usar banquetas, pufes e até cadeiras extras da cozinha para que, na hora de comer, todos sintam-se confortáveis.
Falta de gelo e/ou bebida – no começo da festa, gelo é indispensável por motivos óbvios. Já, no final da noite, muita água, refrigerantes e até sucos em jarras ajudam a rebater o álcool ingerido e mantém o papo animado por mais tempo.
Previna-se e deixe gelo em sacos no freezer de modo a alcançar facilmente quando precisar.
Insistir demais para que comam ou bebam – pode ser tão constrangedor quanto deixar seus convidados com fome. Seja natural – assim ficarão todos muito mais à vontade.
Insistir para que “fiquem mais um pouquinho” – não dá. Se o sujeito resolveu ir embora, não insista. Seja simpático e lamente que ele tenha que ir “tão cedo” – mas deixe-o seguir a vida.
Beber demais – convidado bêbado é um problema. Mas anfitrião de pileque é inaceitável. Além de perigosamente imprevisível.