Parece que não mas a forma como você passa os alimentos e outras coisas a mesa diz muito sobre você.
Passando um alimento a mesa – se alguém pedir que passe a salada ou o saleiro não aproveite para servir-se antes. É um gesto rude de gula. Só faça isso se tiver muita intimidade – e ainda assim, peça licença e seja rápido.
Fique de olho; na sua casa, fique de olho se esse ou aquele convidado vai precisar do sal, azeite ou outra coisa que esteja perto de você ou seu vizinho. E antecipe-se ao pedido entregando a ele/a o que vai precisar.
Por frente ou por trás – quando precisar passar alguma coisa para alguém que está distante na mesa, e que não uma travessa ou comida (não deveria acontecer mas as vezes alguém pede), entregue por trás do seu vizinho.
Sal nunca em mãos – ao passar o sal ou saleiro apoie sobre a mesa – nunca entregue nas mãos da outra pessoa. Há uma superstição (em várias culturas ) que não se passa o sal diretamente…
Facas, tesouras e outros cortantes – sempre são passadas com o o cabo voltado para a pessoa que pediu. Por uma questão de cortesia e para não apontar a lâmina para ou outro.
Sem comentários