Uma das maiores mudanças da vida de escritório do século XXI é a presença constante dos smartphones , iPads e outros instrumentos inteligentes… Para “delírio” dos chefes!
Todo mundo usa fones de ouvido no elevador, mas… acredite, ainda é melhor que você, não faça isso. É como colocar um sinal de ‘Não perturbe‘ em você”. A mensagem de que quer ficar sozinho não deixa de ser um gesto pouco educado, na melhor das hipóteses, ok? Também evite mexer no celular nos corredores. Esses locais ainda são privilegiados para interações amigáveis e positivas com os colegas. Faça bom uso disto.
Algumas empresas usam espaços abertos, em vez de salas fechadas. Isso pode querer dizer que os funcionários estão sempre disponíveis para interrupção, MAS NÃO ESTÃO. Anuncie que está chegando: (“oi, , com licença, pode falar? ”).
Se for para uma conversa um pouco mais demorada ou para algum tipo de reunião não prevista, ligue ou envie mensagem perguntando se o outro está disponível – e, principalmente, faça uma pausa antes de entrar.
E sempre que possível, tente se aproximar da linha de visão do seu colega.
Comunicação – sei que é difícil, mas o ideal meeeesmo – para todos é que seja feita sempre o mais próximo possível do horário de trabalho. Mesmo que por e-mail. OK, se você tiver uma ideia genial à meia-noite, vá em frente e escreva para não esquecer, mas não envie naquele momento, espere amanhecer e mande.
Outra coisa, Visual – cuidado com roupas de escritório excessivamente casuais. Se o chefe usa jeans, ok, você também pode, mas é sensato dividir o seu guarda-roupa em super-casual ou moderado. Por exemplo, pense que tem que está sempre pronto/a para uma visita de ultima hora em algum cliente. Portanto, informal e confortável sim, mas correto e sem tom de lazer total. Em festas informais fora do escritório vale mesma regra: é um uma festa sim, mas no ambiente profissional e com pessoas do seu circulo profissional.
Usando esse tipo de percepção é possível melhorar seu relacionamento com colegas e chefes. e tornar mais fluida a comunicação , experimente!
Sem comentários