Etiqueta entre vizinhos – essencial, veja porquê!
Mais preocupadas com sua rotina agitada do que com o coletivo, o individualismo impera entre as pessoas e, inevitavelmente desavenças entre vizinhos de condomínios acontecem.
“O teu direito começa aonde termina o meu”… Se esta frase viesse a sua cabeça cada vez que temos vontade de dizer umas verdades para aquele vizinho mal educado, teríamos menos problemas.
As três palavras mágicas – ainda valem para tudo: afinal por favor, obrigado e desculpe nunca mataram ninguém e sempre, ou pelo menos quase sempre, desarmam e ajudam.
Fitness – por mais sarado que você seja, evite encrencas com os vizinhos ao expor seu corpo. Sabemos que estamos em um país tropical e quente. Mas nada de lavar a calçada de short curtinho ou pegar o elevador dispensando a saída de banho depois do mergulho na piscina do prédio.
Lembre-se que você não está na praia, muito menos num clube. Isso vale também para os homens que insistem em perambular sem camisa pelo condomínio.
Silêncio precioso – acredito que a maior briga entre vizinhos é o uso abusivo do som e poluição sonora em qualquer tipo. Não importa se esta dando uma festa, tem crianças barulhentas ou mesmo se fala alto. E a prova real disso é que o barulho em demasia incomoda, assusta e pode até desencadear problemas de saúde.
Se for dar uma festa, explique a razão da comemoração e desculpe-se antecipadamente pelo movimento ou ruído a mais que irá causar. E lembre-se a lei do silêncio existe para ser cumprida, portanto, não abuse do barulho nem do horário.
Quase humano – seu cachorro, gato ou papagaio deve sempre usar o elevador de serviço – por mais educado que seja. Existem pessoas que não gostam de pets e não se sentem confortáveis ao dar de cara com seu animal pelas áreas comuns do condomínio.
Importante: não esqueça de recolher a sujeira que ele fizer. Isso evita bate boca entre os vizinhos e em muitos condomínios situações extremas levaram o morador a se mudar do local.
Infalível e simples – regra de ouro para a convivência: gentileza gera gentileza e assim todos por mais diferentes que sejam, podem conviver em harmonia, ter bons vizinhos e ainda tornar relações coletivas em amigos para toda a vida.