Muitas vezes há mesinhas improvisadas para pelo menos apoiar pratinhos e copos. Mas, quando isso não acontece, é preciso ir contra tudo que nos foi ensinado na infância e usar as mãos para comer.
Mas, quem disse que mudar os hábitos não é uma aventura válida?
O desafio é fazer isso de forma minimamente elegante, sem e lambuzar demais ou manchar a roupa. Vale a pena tentar pois existem muito mais tipos de comida que se come com a mão do que pensamos.
Além das tradicionais coxinhas, pastéis ,empadinhas etc tem:
Comida árabe – além das esfihas, come-se também o tabule dentro da folha de alface, ou mesmo o falafel, homos, coalhada seca babahanuch dentro do pão sírio
Sushis e sashimis – são feitos também para comer com a mão! Dito por Lume Toyoda grande professora de etiqueta japonesa aqui no Brasil. Ocorre que aqui, a gente acaba afogando o sashimi no shoyu então não dá certo.
Pois a técnica correta é pegar o sashimi e molhar o lado do peixe (e não do arroz que pesa e desmonta com o molho).
Além de o sabor ficar mais suave , permite que você coma com as mãos – como fazem no Japão.
Tacos Mexicanos – também come-se com a mão e agora as taquerias estão super na moda . Mas atenção: se escolher um recheio mais molhado é preciso comer logo senão a massa amolece e se desfaz impedindo que você coma com classe..
Empanadas argentinas e chilenas – quando estive na Argentina em uma famosa casa de empanadas reparei que todos os locais comiam com as mãos muito naturalmente enquanto que os turistas como eu brigavam para partir com garfo e faca sem perder o recheio..
Larguei os talheres na hora e me diverti muito mais.
Pizza – na Itália come-se muuuito pizza com a mão. Mas, dobra-se o pedaço ao meio para permitir uma pegada mais firme. Com uma técnica de não inclinar, claro, para não escorrer gordura etc.
Em tempo: não dá pra comer com a mão a Pizza Califórnia que é invenção nossa…
Hamburguers e Cachorro quente – com a mão lógico – mas aqui, mais uma vez, não dá pra pedir o Mac duplo com todos os molhos e abocanhar elegantemente…Pelo menos não em pé. Certifique-se de ter apoio e muitos guardanapos
Não custa prevenir: se estiver na rua ou em pé arme-se com muitos guardanapos de papel. Recebendo na sua casa, coloque a disposição pratinhos de sobremesa ou mesmo descartáveis bonitinhos – e vários pacotes de guardanapos de papel espalhados estrategicamente.
Sem comentários