Muita gente tem me perguntado sobre o cerimonial desse tipo de evento, então aqui vão algumas dicas de meu colega Manoel Veras do Piauí, um craque nesse tipo de evento
Logo no início, é feita a composição das mesas de honra ou de autoridades e em alguns casos elas são chamadas para ficar de pé no palco (ou local apropriado). Nas formaturas, pelo tempo que leva, todos se sentam.
Em algum momento, as autoridades constituídas são convidadas a falar. Estão representando uma instituição ou seus pares. Ou ainda podem ser homenageados especiais.
Dica importante: em uma mesa grande, nem todos precisam usar da palavra. Já é um prestígio que estejam ali. É essencial avisar a quem vai falar para que possam se preparar com antecedência. Para não ter erro, o Mestre de Cerimonia, em sua fala já pode reforçar o roteiro e o que cabe a cada um: uns com a Fala ou Saudação, outros o Pronunciamentos e ou Discursos em alguns casos.
Todos VIPS – além dos formandos, a estrela do evento é o público: graduandos, seus familiares (com pessoas idosas e crianças), docentes de uma área específica, empresários, autoridades políticas, enfim vários segmentos representados.
Por isso mesmo é preciso um cuidado especial quanto a linguagem a ser usada, titulações, duração da fala e evitar assuntos que gerem controvérsia ou manifestações da plateia.
Falas – para quem vai falar alguns pontos importantes: o precisa ser coerente com o Evento, curto e objetivo, não pode ser repetitivo (ou repetir a fala anterior). Essa é a receita dos mais experientes.
Para falas e saudações, quanto mais curto melhor: não precisa texto escrito, nem é necessário nominar as demais autoridades, pois o Mestre de Cerimônias já deverá ter feito. Já, reiterar a importância do momento nunca é demais.
Os pronunciamentos ficam para a autoridade maior ou o anfitrião – aquele que recebe, que acolhe a todos.
Ele deve falar da tribuna e com texto escrito, um pouquinho mais longo, mas objetivo, motivador, amarrado ao tipo de público. Se gosta de improvisar, que tenha pelo menos uma lista de tópicos para não se repetir, não se alongar.
Os discursos são mais reservados aos discentes e ou docentes nas Colações de Grau, aqueles que foram escolhidos pelos graduandos – e tem o espaço para uma fala de despedida, pode ser marcante, ficará para a história. Mas precisa ser limitado em tempo pois, é feito no final da cerimônia, já longa …
Traje – Longo para convidadas? Naturalmente depende da comissão organizadora. Para as formandas, se for esse o combinado, beleza. Isso vale para terno ou gravata para os homens. Mas, para as mulheres da família dos graduandos, não é obrigatório – exceto se for uma noite de gala. Usem uma pantalona escura ou mesmo um vestido midi que estará corretíssimo!
Sem comentários