1

Mesa moderna? Não: falta de informação mesmo!

 

Visão superior de uma mesa redonda, com toalha, de cor clara, e os talheres posicionados : garfo, um guardanapo, sobre ele uma colher e segue-se uma faca. Repete-se o mesmo padrão por toda a mesa. ao centro um pequeno porta temperos

Poderia ser um relógio. Ou uma instalação artística para a bienal. Ou ainda um jogo de paciência daqueles em que substituímos as cartas por objetos. Mas era uma mesa pseudo colocada e pronta para o café da manhã em um hotel 6 estrelas de Natal.

Ora, não me acho dona da verdade, mas não acredito em inventar o que está dando certo. Ao criar esse layout (que pode até parecer bonitinho e geométrico para alguns) e colocar todos os talheres em distâncias iguais e misturados, não dá para entender onde começa um lugar e onde termina o outro.

E pior: é pouco prático mesmo. Os lugares colocados com a colher e faca a direita são pensados assim para facilita que peguemos o talher (pensando na maioria de destros) sem grandes acrobacias. Dessa forma o lugar fica perfeitamente delimitado evitando enganos e invasão ao do vizinho. Como na foto abaixo.

mesa de madeira retangular na cor preta, montada para oito lugares, ao centro dois castiçais com velas brancas, nos lugares jogo americano em linho branco com detalhes bordados, pratos em porcelana branca com as bordas na cor preta, os talheres em cada lugar com faca de peixe e faca a direita, garfo de peixe e garfo a esquerda, os talheres de sobremesa acima dos pratos, guardanapos em tecido de linho branco, adornados com porta guardanapos em forma de rosa vermelha, ainda no centro da centro conjunto de pequenos vasos com flores vermelhas

Porcelanas Schmidt Filete Ouro em mesa natalina.

Agora me conta: o que fica melhor; uma mesa colocada com os talheres em seus lugares convencionais – como essa acima – ou essa confusão de peças espalhadas aleatoriamente pela superfície?

Na dúvida, não invente. Tente novamente- é mais fácil.