Não pague mico por detalhes em restaurantes
Como as dúvidas referentes a gastronomia e mesa são as mais frequentes, atente para alguns detalhes que podem nos confundir e nos colocar em uma situação constrangedora…
Como chamar o Garçom– há quem estale os dedos e quem grite “Chefe!”. Na real, chamamos o Garçom com um aceno. Ou basta um olhar e um aceno de cabeça. Eventualmente levantamos a mão e fazemos contato visual. Quando muito um “por favor” em voz audível, mas baixa. Em se tratando de bons profissionais, deveria bastar…
Como cumprimentar no restaurante – se encontrar alguém conhecido não se levante: acene de longe e, caso ele esteja sentado, não se aproxime para estender a mão. Além de atrapalhar quem está comendo, atrapalha o serviço mesmo. Se você estiver sentado e alguém vier até seu lugar – não se levante – cumprimente sentado mesmo, de forma a deixar claro que a pessoa que está com você a mesa é mais importante e não merece ser abandonada enquanto outra pessoa interrompe para bater um papinho em pé no restaurante…
Quem paga a conta: na primeira vez, e em negócios, paga a empresa que convida. Independente de ser homem ou mulher, quem faz isso é a pessoa de cargo mais graduado. Depois é natural dividir conforme o caso. No entanto, muitas vezes homens mais velhos (ou conservadores) insistem em pagar quando a outra parte é uma mulher ou mesmo quando é a primeira vez. Questão de hábito arraigado. Se você for essa moça, e perceber que para ele é importante aceite graciosamente: não é o caso de criar uma polêmica em torno desse assunto…