O que não fazer antes e durante uma entrevista de trabalho
… pois esse tempo é muito curto para tentar criar qualquer boa impressão no entrevistador quando se está tentando conseguir uma vaga de emprego.
Por isso é essencial se preparar de fato para esse momento importante – e aumentar a chance de causar uma boa primeira impressão. E dá para diminuir o risco – olha só…
Cheiros muito fortes – 30% das pessoas odeiam cheiros fortes. Não importa se é de cigarro, suor ou até mesmo de um perfume caro. Dica: não aplique perfume e uma loção corporal de cheiro acentuado ao mesmo tempo.
A diferença (ou sobreposição) de aromas pode causar enjoo. Ainda, evite alimentos que tenham cheiro forte antes da entrevista, como, por exemplo, atum, cebola ou até ovos cozidos.
Noite em claro – não se esqueça de dormir bem na noite anterior a entrevista. Pois ninguém quer estar com aparência cansada e com olheiras, né? E o pior: devido à falta de sono, seu raciocínio será prejudicado e poderá responder errado a algumas perguntas. Já imaginou o mico???
Seduzir o/a entrevistador/a – preciso mesmo explicar? Envolver o outro para o seu universo é uma coisa, forçar qualquer outra situação é inaceitável!!
Temas pessoais/contar história da sua vida – sim, é bom manter um tom mais amigável e confortável na entrevista, mas não exagere, nunca se sabe como o empregador vai reagir às suas histórias. Então, cuidado.
Garrafa de água – durante a entrevista, pode acontecer de sua boca ficar seca, e por isso a água vai ser de muita ajuda. Para mim, este é um item que não falta na minha bolsa, além de ser muito bem pra saúde. Dica: ao beber, peça licença e faça isso com discrição e sem ruídos, tá? E guarde a garrafa imediatamente depois de dar seus goles…
Até as pessoas mais perfeccionistas cometem erros, por isso tente relaxar. Mesmo. E não apenas parecer, mas também lembrar as razões para estar de fato confiante. Afinal, o NÃO você já tem, então corra atrás do SIM!