É que, por não aprovar reproduções de seus produtos, ela pediu a vários comerciantes de Hong Kong que retirassem as reproduções de papel de vários de seus ítens por infringirem os direitos de sua marca registrada.
O que para nós é normal, lá criou uma séria controvérsia uma vez que na China, as pessoas prestam homenagem aos seus antepassados com oferendas- em boa parte reproduzindo os ítens que usaram em vida.
No norte do país é comum que se queime dinheiro falso e comida, mas no sul, e especialmente em Hong Kong, as famílias queimam réplicas – algumas muito trabalhadas – de sapatos, maços de cigarro, carros, smartphones e qualquer outro artigo que acreditam que seus mortos possam precisar no além.
Ora, como as cópias de artigos de luxo se tornaram populares nos últimos anos, houve uma verdadeira invasão de toda sorte de produtos – desde carros esportivos, mansões com piscina até os acessórios das grandes grifes.
No mês de abril, há uma demanda extra dessas reproduções quando acontece a festividade Qingming – o equivalente ao nosso Dia de Todos os Santos.
Embora as funerárias mantenham esses artigos durante todo o ano, nesse ano uma missiva da marca Gucci pedia aos comerciantes que deixassem de vender as falsificações de papelão da Gucci e até lhes cobrava informação sobre seus fornecedores, que, segundo a imprensa local, vêm da província de Cantão.
Ora, embora alguns vendedores tenham tomado a coisa na esportiva os moradores de Hong Kong viram nessa advertência uma intromissão aos seus costumes – ainda mais levando em consideração que essas lojas também vendem artigos copiados de outras marcas de luxo que, por sua vez, não se queixaram.
A reação foi tão forte que empresa decidiu voltar atrás e emitiu um comunicado do tipo “Lamentamos qualquer mal-entendido que possa ter sido causado e pedimos sinceras desculpas “
Esse é um típico exemplo que que tradições precisam ser compreendidas e respeitadas – pois são coisa séria, falam ao mais íntimo e afetivo de quem as cultiva.
Ainda, qualquer intereferência em algo tão arraigado pode causar um desconforto tão grande que seus reflexos são de proporções imprevisíveis.
Nese caso a Gucci sentiu que não vale a pena brigar com o grande Dragão ancestral – que habita o imaginário do povo da China há milhares de anos sem se importar com registro de marca mas sim com respeito, cuidado e atenção de seus familiares para com os seus mortos.
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