São poucas, mas esclarecedoras respostas, que podem no ajudar nesse momento de aflição e excesso de achismos e palpites.
Quanto tempo o Vírus permanece ativo na roupa – na realidade pouco se sabe. Há quem afirme que são horas mas, o que se sabe é que fica por 20 talvez 30 minutos MAS – e aqui está a boa notícia:
na roupa (e longe do ambiente de sangue, mucosas, olhos etc) a sua virulência e grau de contágio é muuuuito menor.
Lavar a roupa ao chegar em casa? – certamente sim! Simples assim.
Higiene e Isolamento – todos os médicos, o Ministro da Saúde Mandetta e não apenas a Dra. Grace Suleiman, são unanimes em afirmar que as únicas armas sabidamente eficazes para conter (ou pelo menos evitar ao máximo esse contagio) é higienizar as mãos constantemente: ao entrar em casa, manipular alimentos, sair do banheiro, depois de limpar a casa etc.
Sapatos trazem o vírus para dentro de casa? – não se sabe ao certo. Mas, pelo sim ou pelo não, trazem outras porcarias da rua. Como no momento, a palavra é HIGIENE, deixe-os para fora e use dentro de casa um sapato ou chinelo Se você não faz ainda, basta mudar a sua rotina – não tão simples mas necessário né?
O Virus vive no cabelo? – a dra. Grace lembra que o mecanismo de transmissão desse vírus é por gotículas. Que, só vão se instalar nos cabelos se alguém tossir em cima da gente. E recomenda higiene e manter a rotina de da cada um para lavar os cabelos. Há quem lave apenas uma vez por semana (nesse caso talvez fosse indicado lavar 2 ) -mas isso falo eu e não a dra. Grace. De resto, manter cabelos limpos sem pirar.
Pets podem ficar com Vírus no pelo? – não se sabe ainda. MAS… seguindo o protocolo rigoroso de isolamento, recomenda-se não levar pets passear na rua etc. Pode ficar nas patas. Repetindo: em caso de dúvidas (que existem) manter os pets em casa.
Beijos do Pet – nem pensar. Sem lambidas no rosto, perto da boca e olhos. Isso nunca foi higiênico, mas os malucos por pets faziam pouco. Agora, quem não beija amigos e maridos não tem que beijar Pet. Simples assim.
Sabonete e detergente – é tão eficaz quanto (usado da forma certa, até melhor) que álcool gel. E, principalmente dentro de casa não faz sentido usar álcool gel o tempo todo. Lembre disso e economize para quando precisar de fato.
Etiqueta Respiratória – segundo a Dra. Grace é o que vai resolver. Portanto, pratique e ensine. E não tem toque de cotovelo e pernas. Já estamos no estágio do aceno de longe e beijo no ar. E Higiene e isolamento.
Ah, e não tem isolamento em regime semi aberto tá? É em regime domiciliar, fechado, com saídas emergenciais e essenciais. Pense nisso, pois depende de você e da gente conter o inimigo e vencer a guerra.
Sem comentários