Antes de mais nada, ela complica em vez de simplificar. Depois, porque em todas as buscas que fizemos – Mário, meu sócio, que não deixa passar nada – em sites internacionais de comportamento e etiqueta e mesa, não há nada nem remotamente parecido.
Vamos combinar, pode até ser criativo, mas na prática é uma grande bobagem…
Você acha que algum garçom, em meio ao serviço vai perceber a sutil diferença entre um talher apoiado no prato de “pausa” e outro cruzado quase igual – mas que significa “não gostei do serviço?”
Ora, nesse diagrama, só vale a do “estou satisfeito” – e por motivo prático: o garçom retira os pratos por trás da cadeira e, com os talher paralelos, com cabo voltado para o cliente é mais fácil para ele firmar a mão e não derrubar os mesmos.
Acredite: de nada adianta tanta regrinha! Se o serviço é ruim não será melhorado em curso, durante a refeição.
Ao cliente, cabe reclamar com a gerencia e não iniciar um bate boca por sinais de talheres.
O segundo prato só chegará quando estiver pronto – de nada adianta sinalizar que está esperando.
Se achar excelente, basta dizer isso ao vivo quando receber a conta – e gratificar o funcionário à altura.
Portanto, esqueçam essa tabelinha pseudo esperta, Lembre que, salvo impedimento de fala ou audição, nada substitui o olho no olho e uma troca de palavras gentis para se comunicar.
2 Comentários
Michelle Diniz
26/07/2015 as 12:11Parabéns….amo ver suas sugestões!!!!
Raqueli Baumbach
29/11/2015 as 07:40Excelente, já dizia o Chacrinha :”Quem não se comunica, se trumbica!”. A comunicado é tudo, o melhor mesmo é SEMPRE ouvir o cliente !