Quando não havia redes sociais, sempre convidei os amigos pessoalmente e por telefone: a reunião já começava no papo explicando quem ia estar, o que pensava em fazer etc. Hoje, aderi feliz aos Paperless Posts: convites enviados por mensagem.
Hoje, prefiro encontros com poucas pessoas, a luz do dia ou, no máximo um “jantar mais cedo” – nada de happy hour, jantar mesmo!
Aprendi isso – e outras coisas – com minha comadre Susie, que é uma das grandes anfitriãs que conheço e compartilho aqui algumas de suas preciosas dicas.
Planejamento – uma vez definido o cardápio, ela procura adiantar o que der alguns dias antes, as vezes, mais de uma semana – encomenda, compra, planeja os detalhes – e assim evita muitos contratempos!
Entrando no clima dias antes, ela tem tempo para curtir tudo e desfrutar cada detalhe. As mesas em sua casa são “gestadas” em várias etapas: a noite, com calma, ela testa esta ou aquela toalha ou jogo de pratos, varia as cores de guardanapos e muda acessórios, centros de mesa etc.
Em geral ela não usa centros de mesa elaborados: costuma privilegiar acessórios para maior conforto individual de quem está a mesa – como mini saleiros e pimenteiros antigos em cada lugar, apoios para talheres, mini vasos etc. Não é uma regra, mas em geral é assim – e o efeito de conforto e exclusividade é inegável!
Decoração – Susie raramente usa flores frescas a mesa: prefere bonitos objetos temáticos como uma sopeira antiga, objetos de porcelana com temas de frutas.
Prazer contagiante – qualquer anfitrião tem que estar relaxado para passar isso a quem recebe. O evento pode até ser formal, mas a nossa atitude tem que ser sempre natural e informal! A regra mais preciosa para ela é: sentir-se bem, e mostrar prazer – pois o evento é seu!
Por exemplo: há quem ache que tem que se levantar da mesa para tomar o café licor na sala. Mas, se o papo está bom, por que interromper? Há certas regras que podem tranquilamente ser ajustadas…
Família, amigos e boa comida – nessa ordem, esse é seu conceito de felicidade em casa. Estar rodeada das pessoas que ama e ainda poder desfrutar de uma boa refeição regada com boa bebida e risadas. Pensando bem, super concordo com ela: não pode ser melhor e vou começar a fazer minha lista de poucos e bons para convidar por etapas!
Sem comentários