Ora, há uma enorme variedade de tipos de mesa – assim como variam as personalidades dos seus usuários e você vai querer passar a mensagem certa e precisa, para evitar mal entendidos.
Mesa desorganizada – é aquela que mistura objetos de higiene pessoal, com documentos, vive cheia demais e nunca tem espaço para apoiar sequer a xícara do cafezinho ou água que porventura sirvam. E é tão indesejável quanto é ruim morar ou visitar uma casa assim.
Mesa Estoque – são as superlotadas. Tudo o que é usado continua lá por meses e você pode até ter seu próprio método de organização, mas ninguém sabe disso e a imagem que passa é de caos e confusão.
Mesa Personalizada – é aquela que traz um pedacinho de sua casa para seu ambiente de trabalho: plantinha com vaso esmaltado colorido, um mini bonequinho preferido do seu filho, sua caneca com o emblema do time… tudo ali, junto mostrando que você humano além de eficiente.
Será? Pense se todo mundo resolver fazer o mesmo. Como fica a identidade de sua empresa? Esqueça. Deixe as fofurices para o seu lar que é onde todos vão entender e compartilhar.
Mesa Trincheira – é parecida com a Mesa Estoque com a diferença que, nela os documentos e objetos se organiza em pilhas altas e separadas, organizadas a frente de usuário – formando uma verdadeira barreira a sua frente. Mas não rola: você não deve dar a impressão de isolamento ou timidez escondendo-se atrás de documentos.
Mesa Asséptica – é aquela que de tão organizada é quase vazia. Esse usuário é fanático por simetria e super minimalista e o resultado é uma mesa que parece não ter dono e pior não parece possível ter uma atividade eficiente por ali
Mesa equilibrada – é a mais difícil de se conseguir mas… com um pouco de atenção e boa vontade até que é possível: sobre ela apenas o que realmente vai usar ou consultar no dia a dia. O resto em arquivos virtuais.
Se você gosta arquivos físicos, não é pecado assumir e pedir um móvel para isso. Vai ganhar uma superfície a mais mas terá que entrar na organização geral do espaço…
Pode ter um toque de cor com um vaso ou outro elemento pessoal – mas discreto. Sem frases engraçadas, dizeres zen ou outras formas de expressar pensamentos que podem não combinar com a filosofia geral do seu empregador.Porta retratos: nada impede de estarem ali, mas novamente: sem expor demais sua vida pessoal…
Procure incorporar uma rotina de dupla eficiência: dar uma limpada e organizar geral antes de sair para a casa e também ao chegar, pois sua atividade do dia pode ser diferente da véspera e requerer menos ou mais elementos ali.
Ok… estamos falando daquela mesa de trabalho física, mas a mesa da tela de seu computador é igualmente importante tá? Vale para ela praticamente todas as dicas que demos aqui, pois as pessoas passam em frente ao seu monitor e espiam meeeeeesmo – ou duvida?!
1 Comentário
Fernando César Martins de Paula
24/11/2019 as 07:24Bom dia Cláudia! Tudo bem?
Então, sou Secretário em um Clinica de Psicologia onde sou o único funcionário e trabalho para 13 pessoas! Nossa confraternização de Natal será agora dia 14 Dezembro, temos recurso apertado mas gosto de dar um toque especial c simplicidade para ter um ambiente descontraído e alegre, poderia me ajudar na decoração!
Grato!
Fernando César