” Espere Presidente, espere! ” – disse ela, enquanto trocava o copo dele com o qual ele iria brindar com água e lhe entregava um cheio de vinho.
Sem jeito, ele tentou se corrigir e procederam ao brinde em frente a centenas de fotógrafos que, naturalmente, se deliciavam com a confusão e a quebra de protocolo.
A aflição da Rainha procede: quem conhece um pouco a tradição européia sabe que, brindar com água é proibido pois dizem que dá azar. Ou, como a palavra era proibida entre os reis antigamente, traz má sorte…
A verdade é que existem uma série de lendas e crenças ligadas ao vinho
e ao momento do brinde e, como esse tem um forte simbolismo, é bom que a gente fique atento pois, entre os que levam a sério a bebida, pode realmente causar uma saia justa….
Brindar com a mão esquerda – é bom evitar. O gesto é visto como falsidade. Talvez pelo fato de que, antigamente, se nesse momento todas as mãos direitas estivessem erguidas, e apenas um conviva estivesse com a mesma livre, ele poderia rapidamente sacar a espada ou pistola e atingir quem quer que fosse….
Servir o vinho com a mão esquerda – também visto com desconfiança pelo mesmo motivo.
Servir entornando o vinho virando a mão para fora – em vez de girar para dentro,acredite, também causa arrepios … Pelo menos em uma mesa com italianos ou descendentes supersticiosos presentes. Falo por experiência própria!
Beber antes de brindar – não faça isso. É indelicado com o anfitrião – e as pessoas reparam mais do que você pensa. Se estiver realmente com muita sede, pode tomar a iniciativa: erga a taça com a mão direita (sem encostar nos outros copos) e brinde a saúde de todos – que nunca é demais. E pronto, agora sim, pode se deliciar com a bebida!
Sem comentários