Mesa

Serviço Empratado ou À La Russe

Prato de louça branca lisa,fundo com linhas muito modernas. Dentro, um risota de aspargos, enfeitado com pedacinhos de aspargos e salsinha e nas bridas largas da louça vê-se mini rosas e temperos verdes salpicados enfeitando o prato.
image_pdfimage_print

Em 1810, o Principe Aleksandr Kurakin, embaixador russo na França, introduziu no país o serviço à la russe (serviço empratado), o que revolucionou a maneira como os alimentos eram servidos durante os banquetes e jantares formais.

Neste serviço, os pratos são preparados na cozinha e servidos individualmente a cada convidado, já montados. E em sequência:

  • Aperitivos;
  • Sopas;
  • Pratos principais;
  • Sobremesas

E como é um prato seguido do outro, sendo que prato quente é servido quente e prato frio segue a mesma lógica, isso permite muito mais controle sobre a temperatura e apresentação dos alimentos.

No início do século XX, grandes chefs franceses adotaram o serviço empratado e Auguste Escoffier foi um dos que ajudou a padronizar e a popularizar esse método em restaurantes de luxo em Paris e Londres.

O serviço comida empretada permitiu uma maior atenção à apresentação e à estética dos pratos, que se tornou um elemento central na alta gastronomia. A prática de servir os alimentos já empratados permitiu aos chefs mais controle sobre a composição visual e a experiência geral do jantar.

Com o tempo, o serviço à la russe tornou-se o padrão em todo o mundo ocidental, especialmente em restaurantes e eventos formais, onde a apresentação dos pratos e a experiência do cliente são fundamentais. E permanece até hoje.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário