Eleição:como explicar para nossos filhos?
Depois de uma eleição para Presidente disputada como a nossa, é hora de aproveitar o momento para algumas reflexões.
Votei no Aecio, fui para rua e agora está na hora de explicar para meus filhos o que aconteceu.
Democracia – Pois é. A primeira e, talvez a mais importante lição que podemos passar é que em nosso País, podemos escolher em quem votar e se nosso candidato não foi o vencedor, ganhou a candidata de pessoas que também votaram e acreditaram que Dilma seria a melhor Presidente para o Brasil.
Cidadania – Todo mundo tem direitos e deveres – que devem andar sempre juntos. Temos que ensinar nossos filhos a respeitar, mesmo que não concorde, a opinião do outro. Mostrar a importância de ser honesto e transparente sempre. Porque daqui alguns anos eles irão votar e podem e devem cobrar isso dos governantes.
Não condenar sem provas – Em época de ânimos exaltados, muito se disse sobre os candidatos. Para as crianças, é tudo preto no branco. Como explicar quando eles ouvem que quem ganhou a eleição desviou dinheiro? Porque eles ouvem na escola, em casa, no noticiário. A explicação é simples: existe uma acusação , mas, em uma democracia é preciso julgar com provas e ter paciência e bom senso para esperar. E, principalmente, que outros poderosos já foram julgados e condenados.
Pois bem, na vida a gente ganha e perde e outras eleiçoes e outros candidatos virão. Como dizia Gilberto Gil: andar com fé eu vou, a fé não costuma “faiá”.