Era nisso que pensava ao absorver a luz e beleza do entardecer as margens do Rio Poti, no ponto em que se encontra com o Parnaíba. Lembrava de Zezinho Preto- amigo há mais de 30 anos, que saiu de Teresina aos 16 anos e veio para São Paulo ainda analfabeto e, em uma década já era dono de seu próprio salão de beleza, aprendera a ler e foi, amigo e confidente de várias personalidades do mundo artístico inclusive a exigentissima Dercy Gonçalves a quem maquiava para os shows e aparições públicas até o final da vida dela.
Outro amigo piauiense, irmão de alma é o colega cerimonialista Manoel Veras, que me levou a esse passeio iniciado no Centro de artesanato Mestre Dezinho na Praça Pedro II – onde me deparei com esse precioso painel entalhado em cedro logo no hall de entrada.
A pausa sentada foi por conta do calor – em Teresina é sempre muuuuito quente, mas nada que um gole da exótica cajuína gelada não resolva. Não resisti tirar a foto bem turística – afinal de contas, por aqui essas belezas em madeira são raras.
No centro, várias belezas mas o lustre em buriti – levíssima madeira retirada da palma dos coqueiros – me encantou especialmente! Quando aceso, as flores entalhadas, exibem o centro iluminado pelas lâmpadas e o efeito é delicado e diferente.
No Polo Cerâmico as margens do rio Poti, a expressão das namoradeiras não nega: ali, ainda há espaço para sonhar e esperar por coisas boas na vida. E as cenas, moldadas pelas mãos de homens e mulheres de todas as idades, variam do bucólico ao urbano mas sempre com muito humor – marca registrada do povo Brasileiro em geral.
Abaixo, contrastando com a paisagem de toda a cidade, o Palácio do Governo do Estado. b aí a prova torce o rabo – para dizer o mínimo: levei um susto ao perceber que é uma réplica em miniatura da Casa Branca!!
Ok ninguém – e nada na vida – é perfeito. Com um povo pra lá de simpático e tantos cidadãos talentosos e batalhadores – como todos os piauienses que conheci sem exceção – será que não havia ninguém para pensar em um projeto mais brasileiro, que nos representasse melhor?
Pois é: se for a Teresina – a trabalho ou a passeio – aproveite o que de melhor a terra tem a oferecer: as pessoas e a gastronomia (como o delicioso limãozinho do Piauí).
Mas dê um desconto as autoridades que apoiaram o projeto dessa sede de governo. Afinal, não dá pra ganhar todas…
Sem comentários