Adeptos de um estilo de vida que preconiza a geração mínima de resíduos no seu dia a dia, eles aprenderam a consumir apenas o essencial e deixam de comprar, para fazer vários produtos em casa e assim diminuir a geração de resíduos. E conseguem!
Cristal Muniz, de Florianópolis e do Blog “umanosemlixo” no Instagram, logo viu que reduzir a zero a produção de resíduos é uma missão difícil, mas percebeu que o foco tinha que ser aprender a parar de produzir lixo!
Sua primeira atitude foi instalar um equipamento de compostagem no apartamento para transformar os resíduos orgânicos em adubo. Ao sair às compras aprendeu a levar potes de vidro e sacolas de tecido que poderiam ser reciclados por muito tempo.
Calma, ainda que você não se veja fabricando sua própria pasta de dentes ou desodorante, é possível começar com algumas ações muito simples e que servem como exercício inclusive para envolver e aproximar toda família.
Veja abaixo as dicas básicas de Cristal :
Recusar o que não precisamos – com o tempo fica cada vez mais fácil desapegar do supérfluo.
Reduzir aquilo que precisamos – pense mais de uma vez antes de comprar e reduza as quantidades.
Re utilizar o que consumimos – seja criativo principalmente com alimentos, embalagens e roupas – e surpreenda-se com a economia.
Reciclar o que não podemos recusar – se não fizer isso pessoalmente leve a postos de reciclagem
Fazer compostagem com o restante – parece difícil mas é super útil e vale tentar.
Acredite: se conseguir fazer pouco a pouco com que essas dicas sejam incorporadas em sua vida quando menos esperar terá não é apenas reduzido em muito o seu lixo, como também terá feito uma grande economia e, quem sabe de repente, não se veja pronto para fabricar o seu próprio desodorante e sabonetes – até mesmo com o seu toque personalizado de aromas e essências…
Sem comentários