Como pedir feedback de entrevista de emprego
Pedir feedback de uma entrevista de emprego é fundamental e contribui para a evolução profissional do candidato. Entretanto, nem todos têm facilidade em solicitar tal retorno.
Recrutadores são pessoas ocupadas e, muitas vezes, não gostam de dar feedback a pessoas que não conhecem muito bem. Eles não querem ter que defender sua decisão para um candidato.
Vale a Pena? – antes de gastar energia tentando ter o seu feedback, faça estas perguntas: Realmente quero o trabalho? Sou um candidato preparado para tal função? Eu me sai bem? Se respondeu sim para todas, então peça, pois é importante saber se há diferença entre as suas percepções e a do recrutador e o que foi que aconteceu para não conseguir o emprego.
Como pedir feedback – empregadores ocupados estarão muito mais propensos a investir tempo conversando com você se você parecer agradecido e aberto a ouvir. Então começar agradecendo a oportunidade ajuda bastante. Diga também, educadamente, que está desapontado por não ter conseguido, mas que gostaria de saber o porquê.
Manipulando o feedback – ouça mais do que fale e evite ser crítico ou defensivo, mesmo que discorde suas opiniões. Simon Lucas, da firma de headhunther (caçadores de cabeças) Society, onde “caça” e contrata só os melhores profissionais do mercado em área executivas, explica: “Por mais que o recrutador possa querer dar a você um feedback irrestrito, eles freqüentemente ficarão nervosos em expor críticas ou desafios por ser honesto demais”. Ele sugere que você pergunte a eles como você se compara aos candidatos que foram levados adiante. “Isso permite que eles apontem onde as lacunas em sua experiência podem estar de uma maneira que parece muito menos pessoal ou acusatória.”
Se você foi rejeitado em algumas entrevistas, talvez seja interessante você procurar treinar antes com uma pessoa apropriada e por que não um coach de carreira?
Procure qualquer coisa que possa ajudá-lo a melhorar seu desempenho em entrevistas, pois isso aumentará, sem dúvida, as oportunidades de carreira para você.