1

Como polir prata em poucos minutos – o caminho verde

Antigamente, quando se tinha crianças e objetos de prata em casa para se limpar, todos sabiam que a tarefa era delas… e elas odiavam muito disso! Significava sentar à mesa da cozinha com um rolo de papel toalha e uma garrafa de limpador de prata, polindo meticulosamente  cada garfo e colher, tentando trabalhar o esmalte em cada fenda sem primeiro desmaiar da fumaça.

Porém agora ficou bem mais fácil limpar a prata real sem o polimento tóxico, sem os fumos e sem as pilhas de papel usado (ufaaaa!)

Separe antes –  você precisará de um recipiente de plástico grande o suficiente para caber os itens que você está limpando, algumas folhas de alumínio, água fervente e algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Leve a água a ferver (o suficiente para submergir completamente a prata) e forre o recipiente com um pedaço de papel alumínio, com o lado brilhante para cima. Encha o recipiente com água fervente e adicione bicarbonato de sódio, aproximadamente 2 colheres de sopa por litro de água fervente. Em seguida, adicione a prata, certificando-se de que toca a folha de alumínio.

Delicadezae paciência – após alguns minutos, remova a prata (com cuidado – estará quente) e remova qualquer mancha persistente, secando com um pano macio. Se sua peça estiver manchada, talvez seja necessário repetir o processo algumas vezes.

Ok, ainda dá trabalho e hoje, usamos menos prata – mas vale a pena pois o resultado é muuuuito mais bonito que antigamente.

Aposto que quem foi criança naquela época adoraria saber já desse truque… Quantas tardes de brincadeira perderam por conta disso???