1

Dias das Mães pelo mundo

Reino Unido, Irlanda e Nigéria (extraoficialmente) – no calendário cristão, é conhecido também como o quarto domingo da Quaresma, e isso não é coincidência. Na Idade Média, era um dia para voltar à “igreja mãe” onde você foi batizado e essa tradição se tornou uma reunião familiar para aqueles que se mudaram de seu local de nascimento, e depois para o que conhecemos hoje.

Polônia – é o único país a comemorar o Dzień Matki (Dia das Mães) em 26 de maio, independentemente do dia da semana que caia. A tradição de levar as mães uma bela cafeteria e comer bolo e dar presentes e flores começou em Cracovia.

Suécia – é por conta do final da primavera, assim, os filhos podem colher flores para suas mães.

Noruega – O Morsdag, Dia das Mães norueguês, é comemorado no segundo domingo de fevereiro, desde 1919, quando Dorothea Schjoldager e Karen Platou estabeleceram a celebração em Bergen – maio já tinha muitas comemorações. As crianças em idade escolar são incentivadas a fazer seus próprios presentes e cartões para o toque pessoal. Achei fofo!

Portugal e Espanha – celebram o Dia das Madres no primeiro domingo de maio. Na verdade, o mês inteiro é dedicado a elas, pois suas raízes vêm da na tradição católica de dedicar todo o mês à Virgem Maria.

Rússia e países vizinhos – comemoram em 8 de março. Assim parabenizam as mães e todas as mulheres tudo de uma vez.

Foto: Canvas

Países Árabes – comemora-se o Dia das Mães em 21 de março, por quê? Porque em 1956, o jornalista Mustafa Amin, estabeleceu. Sem mais…

Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, África do Sul, Austrália, Canadá, Bélgica, Brasil e outros tantos – vamos começar do começo. Anna Jarvis foi uma incansável defensora de sua visão do Dia das Mães. Para ela, esse dia que tinha que ser para todos celebrarem sua própria mãe (em vez de uma celebração da maternidade em geral). Parte dessa tradição é entregar cravos às mães no Dia das Mães, flor que Anna estabeleceu firmemente como símbolo da comemoração. Desde então, as opções florais se expandiram para incluir rosas, plantas florescentes e buquês mistos – basicamente tudo o que sua mãe gosta.

Ao longo do século 20, tantos países comemoram neste dia que ficou conhecido como Dia Internacional das Mães. 

Seja qual data for a comemoração, há uma coisa que vamos concordar:

Mãe tinha que ser viver para sempre!