Projeto fotográfico expõe a falta de diversidade racial no mercado da moda
Recentemente, Viola Davis deixou uma mensagem poderosa ao mundo durante seu discurso de agradecimento pelo seu primeiro Emmy: “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade”.
Foi sobre essa ausência de oportunidade que a modelo Deddeh Howard se debruçou em um criativo projeto visual feito em parceria com o fotógrafo Raffael Dickreuter.
Batizado de Black Mirror (“Espellho Negro” em inglês), o projeto reúne fotografias de campanhas publicitárias recentes protagonizadas por Deddeh em vez de modelos brancas famosas, como Kendall Jenner, Gigi Hadid e a brasileira Gisele Bündchen.
Nascida na Libéria, Deddeh conta que, enquanto crescia, se perguntava por que grandes marcas, como Gucci, Chanel, Louis Vitton, Guess e muitas outras, raramente usavam modelos negras nas campanhas em sua terra natal.
“Espero mostrar ao mundo que está na hora de todos nós termos visibilidade.
Para ela, o mundo moderno ainda não é refletido pelas campanhas publicitárias e as grandes empresas de moda é que são as culpadas disso.
“Vivemos em um mundo globalizado, com muitos casais interraciais gerando bebês miscigenados. Por que as grandes marcas não abraçam mais nossa diversidade e conferem visibilidade a todos nós?”
A modelo africana acredita que a presença de negros em comerciais e outdoors é tão importante quanto a existência de um presidente como Barack Obama.
“Só conseguiremos inspirar a próxima geração a batalhar por seus sonhos se eles acreditarem que também conseguirão concretizá-los.”
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