Guarda de Honra – A simplicidade da Linha Oriental
Há quem diga que os orientais conseguem verdadeiras proezas visuais apenas com muita disciplina e observando rigorosamente os detalhes.
As imagens abaixo, causam impacto em qualquer cerimônia oficial de recepção a Chefes de Estado ou mesmo eventos Cívicos e Militares.
Quando eles estão em formação – é uma beleza! Os uniformes impecáveis , todos como fossem uma unidade – a Unidade Militar.
As Honras Militares possuem várias formações, uma delas é a Guarda de Honra, composta por um grupo de militares enfileirados em homenagem a alguma Alta Autoridade.
Existem várias formas de alinhar uma tropa perfilada. Uma delas é a ordem “cobrir”: esticar o braço para o lado ou para a frente até tocar o seu colega. Olhando a foto abaixo, parece fácil. Mas exige uma certa concentração para que todos os braços fiquem na mesma altura.
Comandantes mais exigentes possuem outros métodos, simples porém eficientes. Os militares chineses usam a regra básica “uma linha” – que serve como orientação para o alinhamento dos militares em formação.
E reparem como funciona: o sonho de todo Chefe de Cerimonial! Dá imediatamente a quem olha a impressão de ordem e disciplina – desejada e almejada por todos. E todos os detalhes chamam a atenção da autoridade visitante ou do Comando Superior.
Notem o preciosismo dessas ações, de cada comandante – parece bobagem mas no conjunto faz toda a diferença.
As saias das tropas femininas também são criteriosamente medidas e arranjadas. A questão não é se mostra ou não a perna, mas sim que a altura da saia seja a mesma em todas…
Os quepes também são vistoriados com o mesmo zêlo pelo superior imediato. Sem gastar milhões em aplicativos ou equipamentos: apenas uma linha – e rigor no comportamento, eles conseguem chamar a atenção do mundo com imagens impecáveis e impactantes, que valem muito em uma era onde tudo é postado e divulgado.