Pitaco

Malas pesadas: livre-se delas!

image_pdfimage_print

Vantagens preciosas – além da economia, você não tem que esperar na esteira e evita o extravio de malas (cada vez mais frequente). E ainda pode recusar encomendas com esse argumento: estou viajando apenas com a mala de mão…

Ponto de partida – escolha apenas peças que ama e já usou varias vezes. Eleja um tom base para usar como: preto, branco, marinho, caramelo (apenas um) e alterne com branco, preto ou outro tom base neutro. Estampas? Poucas – e em harmonia com a paleta para facilitar.

Prefira tecidos que não amassam (ou fáceis de “alisar”). Nada de veludos que marcam ou tecidos armados. Leve peças versáteis, como regatas de seda que funcionam de dia e à noite.

A Regra: já fiz o teste e acredite: a roupa que você usa em uma semana é a mesma com a qual você vai passar um mês ou mais – no meu caso foram 40 dias. O segredo? É preciso entender que, em viagens de mais de 15 dias, você vai ter que dedicar duas horas a lavar tudo em uma lavanderia próxima. Fica perfeito e perfumado, custa pouco (menos que pagar a mala grande) e todas as cidades, das pequenas as grandes, tem lavanderias. Em viagens curtas, leve e use sabão líquido na pia do hotel conforme a necessidade.

Respeite a fórmula – existe uma regra que chamam de regra 5 4 3 2 1 e funciona assim:

Escolha: 5 partes de cima, 4 partes de baixo, 3 vestidos (opcionais, podendo trocar por 1 blusa e 2 parte de baixo extras) 2 pares de sapatos e 1 casaco e 1 biquíni (ou jaqueta grossa, dependendo do clima).

Extras e exceções – bijuterias: escolha bem, pois podem não ocupar espaço, mas em quantidade pesam, atrapalham e se perdem. Lenços e pashminas são ótimos para variar o visual, mas bastam 2 de cada, para não fazer muito volume . Se você pratica esportes ou faz academia, leve duas mudas de roupa de academia. E a sua roupa de dormir…

Inverno e verão – para viagens de inverno siga a mesma regra e até mais simples, pois as partes de baixo variam menos. Usamos camisetas de manga comprida e/ou blusas embaixo de um cardigã ou suéter (depende do estilo e gosto) e calças compridas. O casaco mais pesado vai no corpo e/ou no bagageiro do avião.

Sapatos – ouvi gente dizendo que 4 pares é mais do que suficiente. Eu diria três. No caso de verão, uma sandália baixa, alpargatas ou tênis leve para caminhar, uma sandália mais social para noite e tênis esportivo para quem faz esporte (dá para eliminar um dos tênis no inverno). O tênis mais pesado e maior viaja no pé. No inverno: um sapato mais social fechado, um par de botas e um bom tênis de caminhar.

A boa noticia – se você  está aflita com espaço, lembre que pode viajar com uma mochila – e é nela que vai a  nécessaire e outros itens volumosos. Escolha uma bolsa maior, preta de nylon (leve e resistente) para a viagem em si, daquelas que diminui o tamanho para você usar em passeios. 

Acredite, experimente e me conte!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário