Mulheres – Como ganhar 30% a mais
Que não deixou por menos e, fez um discurso impecável na festa do Oscar domingo passado. Aplaudida por muitos – inclusive uma Meryl Streep mais classuda que nunca, para mim, Patrícia Arquette provou que há luz no fim do túnel de Los Angeles.
Igualdade ou Cilada? aos fatos: as igualdades conquistadas pelas mulheres, foram muitas, ok. Mas outras tantas, além de seres ilusórias são também uma grande cilada.
Depois de algumas décadas, a maior parte das mulheres já percebeu que além de se desdobrar em duplas e triplas jornadas, elas ainda estão longe de alcançar uma equiparação salarial.
Está aí a Festa do Oscar para provar que isso acontece no mundo inteiro. Assim, proponho, fazer o que sabemos fazer melhor: comer pelas beiradas e surpreender, claro, dando a volta na situação.
Fechando a conta com o chefe – pense comigo: se ganhamos 30% menos nada mais justo que nossa jornada de trabalho seja reduzida- em pelo menos 30% do tempo passado fora de casa.
Isso significa que, em vez das 8 horas regulamentares , poderíamos cumprir apenas 1 período do dia com apenas 5 horas no escritório – ficando liberadas para as tarefas domesticas e cuidado com os filhos.
Difícil? Nem tanto. Depende de negociar. Também pode-se propor um dia da semana trabalhado de casa – é o que muitas empresas na Europa já adotaram há tempo.
Até porque, com internet dá para resolver um porção de coisas em casa mesmo.
Ócio Criativo – nem pense que vai ser passada para trás por alguém que fica até as 22 horas no batente. Você ficará tão mais feliz e inteira que vai produzir mais e melhor – e não é papo de almanaque, é experiência própria…
Quem não chora não mama – se você está pensando no que seu chefe pode pensar desse argumento, lembre- se que o cenário era muito pior e as pessoas tinham muito mais preconceito quando as feministas começaram a reivindicar seus direitos e que, em relativamente pouco tempo – com muita briga e cheias de convicções conquistaram praticamente tudo o que queriam. Pense nisso.
Exerça sua Força – tente cooptar colegas que sintam e pensem igual a você , e comece por uma abordagem leve porem firme. Patrícia Arquette usou o palco – seu elemento natural, para dar o recado. Use as armas que tiver a mão , mas não fique parada – afinal é a sua vida.
E talvez você se surpreenda com o efeito desse argumento simples e matemático e com os caminhos que ele possa eventualmente apontar!