Nutrição – qual é o seu perfil?
E é importante identificá-lo para entender como lidamos com o nosso corpo.
Perfil Armado: é aquela pessoa rápida em garantir: “eu nunca saio da linha!”
Aí, basta converser um pouco e percebemos que hoje comeu um pequeno quindim, ontem um pastelzinho porque a vizinha fez – mas foi só um. E dois dias antes, rendeu-se com uma amiga a um cafezinho com chantilly.
Mas ela acredita que pode – porque segue diariamente uma alimentação saudável e uma “exceção” não vai estragar seu perfil nutricional.
E se esquece que a “exceção” está ocorrendo todos os dias.
Se você se encontrou nesse contexto, comece a anotar tudo o que come – como um diário alimentar. Assim, você tem maior controle sobre seu cardápio diário e pode, você mesma, fazer pequenos ajustes.
Perfil Neurado: cada vez mais comum: a pessoa que entra em um restaurante e pede uma água de coco com a embalagem para analisar o rótulo.
Para fazer o pedido começa a “cruzar” as combinações de um prato com outro para atingir as calorias que deseja.
Se você está nessa de estudar sobre rótulos e todos os alimentos que causam celulite, cuidado.
De verdade? Se é pra sofrer tanto, é melhor fazer o almoço ou jantar em casa (com todas as suas comidinhas especiais e outras ) e receber a família ou os amigos.
Perfil do Filósofo – ele quer tem um fundamento teórico para seguir aquela dieta ou ficar adepto da um alimento em específico.
Leu no primeiro post do dia na internet que a alga faz bem para a pele, combate a celulite e é um alimento rico em proteína e assim por diante.
E sai por aí divulgando a dieta da alga.
Fotografa todas as suas refeições, escreve textos com benefícios da alga e defende de unhas e dentes a base dessa dieta.
Mas, assim que surge uma moda nova ele esquece a pobre alga e passa a usar o que for a bola da vez…
A alga até é sim um excelente alimento, mas pode fazer parte da composição do seu cardápio de rotina mas não virar o astro rei dele.
O perfil Fit Express – ela tem pressa e adere a todas as novidades e drogas: de laxantes a barrinhas novas, injeções… Adora saber de uma novidade e se joga com gosto em todas. Basicamente quer um pequeno milagre, e de preferencia sem dor… l
Muita calma e sempre – sempre mesmo – questione esse tipo de novidade. Consulte um especialista que vai te dar o quadro real para, aí sim, você escolher se quer aderir ou não
O perfil Mediador: aqui há equilíbrio. Ele mantem durante a semana uma rotina com alimentação saudável com o consumo de frutas, verduras, legumes, adequado e água em abundância.
Isso lhe permite uma saída bacana no final de semana, e fazer uma programação com os amigos e família, sem muita culpa.
Mas, não comete exageros de quantidades e pode se permitir uma massa, um pedacinho de torta doce e até mesmo um cachorro quente.
Porque para ele, o importante é ser feliz com saúde não é ter a barriga trincada, um corpo todo torneado. Esse é o comportamento ideal e o que melhores resultados apresenta a longo prazo – provando que o equilíbrio é necessário.