O Piauí – assim como os admiráveis filhos dessa terra – entrou devagarinho em meu coração. A primeira pessoa natural de Teresina que conheci foi Zezinho. Cabeleireiro e maquiador de mão cheia era ele quem arrumava para entrar em cena a exigentíssima artista Dercy Gonçalves.
E, durante os 8 meses em que cantei no Palladium em 1987 tive o privilégio de ser assistida por ele. Zezinho chegou a São Paulo aos 16 anos, analfabeto e sem ter onde dormir. Quando o conheci dez anos depois tinha um pequeno salão de beleza em Osasco – e era o maquiador preferido de todo o elenco do Palladium – então a melhor casa de shows de São Paulo comandada por ninguém menos que Abelardo Figueiredo.
Alguns anos depois ele me ligou feliz da vida: havia aprendido a ler e estava pra lá de entusiasmado com todas as possibilidades que a nova habilidade lhe apresentava na vida.
Costumo dizer que, por ter nascido em Teresina ele se desenvolveu e acabou como maquiador de grandes artistas como Dercy Gonçalves – para falar apenas de uma. Tivesse nascido na Inglaterra exportaria seu talento pois seria maquiador oficial de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II ou, no mínimo de Catherine, Duquesa de Cambridge.
E por falar em exportar talento: o que me dizem da artista plástica Kalina Rameiro que conheci aí, mas que há anos leva sua arte cheia de alegria e cor para exposições em Paris e outras capitais do mundo?
Em seu ateliê em Teresina quase chorei de ternura diante daquele talento aliado a uma rara e irreverente sensibilidade.
Hoje presto minha homenagem ao amigo e cerimonialista Manoel Veras que, mais que merecidamente recebe a comenda de Grão Mestre Mérito Renascença do Governo do Estado do Piauí. A Cerimonia será hoje a partir das 18.30 no Teatro 4 de setembro.
Na foto abaixo em um raro momento de relaxamento ele me mostra as belezas da natureza as margens do Rio Poti.
E o que dizer da turma da Lems? Olha só a nossa cara na foto abaixo e vejam a qualidade da recepção…
Por essas pessoas e outras como as amigas Liziane Lima e Rose Cavalcante – todas do surpreendente e caloroso Piauí – é que sempre adoro voltar para lá. Enquanto isso não acontece, recebam todos o meu carinho saudoso e, mais uma vez a minha sincera admiração pela terra tão rica em simpatia e talentos!
Sem comentários