Penssando nisso, por que não promover a chamada Segurança Psicológica? Onde os funcionários possam propor ideias e se arriscar. Sem medo de julgamentos, punições e com reconhecimento. Fazer com que eles realmente se sintam parte de uma equipe.
Isso facilita e traz rapidez na realização de atividades, pois assim, os chefes sabem exatamente em que cada membro da equipe é melhor para tal tarefa – e quem precisa de mais desenvolvimento. Aumentando assim a produtividade.
As empresas de tecnologia são as que mais aderiram a essa ideia, pois precisam inovar constantemente e para inovar, precisam correr o risco de errar e aprender com os erros, seus e dos outros. Ok, muitas vezes uma ideia parece “estúpida”, “sem noção”, mas se não fosse assim, não teríamos muito do que temos hoje.
É isso que as empresas precisam entender. Funcionários precisam ser ouvidos sem medo de serem ridicularizados.
Muitas pessoas são inseguras dentro do ambiente de trabalho e isso as impedem de serem sucedidas do que fazem. Porque não tem uma segurança nos valores, não sabem onde podem chegar ou como agir – portanto, os líderes tem que direcionar essas questões.
E para finalizar, algumas dicas para ajudar a promover a Segurança Psicológica…
- Mostre-se aberto ao feedback
- Ofereça feedback e ouça.
- Seja mais tolerante aos erros e às diferenças
- Entenda o impacto do ambiente nas pessoas
- Não se puna por seus erros
- Pratique a segurança psicológica com si mesmo
- Não replique comportamentos hostis
- Incentive os outros a se arriscarem
O erro faz parte da nossa natureza. E da nossa própria evolução, como seres humanos.Pense nisso!
Sem comentários