O Jantar de Ensaio – não seria Itália se não tivesse boa massa! Mas antes de comerem, o padrinho faz brinde com prosecco dizendo “Per centanni” (Cem anos) para desejar ao casal um século de sorte. A noiva usa um broche de esmeralda ou uma fitinha dessa cor amarrada no vestido do ensaio.
Antes da Cerimônia- assim como no Brasil, o noivo não pode ver a noiva. E para a ela o costume é mais radical, não pode se olhar no espelho. Já pensou nisso???
Buquê – acredite: quem escolhe é o noivo!! Acho esse costume especialmente lindo. É entregue na manhã do casamento pela sogra. Simbolizando que ela aprova a união. É também o último presente que o “namorado entrega para a namorada”.
A cerimonia – é costume até hoje ver uma fita amarrada na porta da igreja para que saibam que tem um casamento acontecendo. Noivos mais supersticiosos levam um pequeno pedaço de ferro no bolso para afastar maus espíritos e as noivas rasgam o véu. Pelo sim ou pelo não…
A saída – já a porta da igreja os noivos recebem uma verdadeira chuva de arroz. São os votos de fertilidade, riqueza e alegria. Os noivos saem aos gritos de “Auguri!” (felicidades!) e palmas dos morados próximos! Em vez de enrolar latas nos para choque traseiro – como nós fazemos – na Itália, a grade frontal é decorada com flores para abrir o caminho para a “vida doce”. E sim, o carro vai a frente do cortejo, abrindo caminho com buzinadas.
A comida e bebida- pratos frescos, aperitivos salgados (azeitonas, presunto e salame) e entradas saudáveis (massas com molhos espessos, carne de vitela e veado) e “Chiacchere” (lascas de massa frita coberta com açúcar em pó) de sobremesa. E claro, muitas garrafas com variadas uvas de vinho italiano.
O Orçamento – os convidados ajudam a pagar! As noivas italianas carregam uma sacola de cetim na recepção para os convidados colocarem envelopes de dinheiro – (la busta) – algumas noivas mais ousadas, a usam no pescoço para que os homens tragam dinheiro em troca de uma dança.
A dança– a “Tarantella” é a maneira mais frenética dos convidados desejarem boa sorte aos recém-casados. De mãos, correm no sentido horário até que a música acelera e então invertem as direções.
O bolo – na Italia, bolo não é tradição. Os convidados recebem amêndoas revestidas de doces simbolizando o amargo e doce. Mas se mesmo assim, você quer um bolo, escolha o mille-foglie – um bolo italiano feito de camadas de massa levíssima, alternando cremes de chocolate e baunilha, e morangos.
Sem comentários