Pitaco Vai Encarar?

Você vai de quê?

Cadeirante (Ricadro Shimosakai), sobe a rampa de um ônibus , cor vermelha.
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Painel com os dizeres: Mobilidade urbana, com alguns símbolos a esquerda, ônibus, bicicleta, pessoa andando

Além de ser essencial, a questão da mobilidade urbana, ligada à má qualidade de serviços, aos preços altos, a falta de gestão, a insegurança, e o não cumprimento da lei, são uma combinação nefasta – para dizer o mínimo.

Das lembranças da minha infância a que me marca até hoje é o percurso que eu e minha mãe fazíamos de ônibus para a casa das minhas tias. Então, nem de longe, falava-se em ônibus adaptados para cadeirantes, e sequer imaginavam que um dia seria tema de debates políticos. Como na época eu não era cadeirante também nunca pensaria nesse tipo de transporte.

O Decreto 5.296 estabeleceu o prazo até 02 de dezembro de 2014 para que todos os veículos que fazem parte do transporte coletivo urbano e rodoviário tenham acessibilidade para pessoas com deficiência. São considerados acessíveis todos os ônibus com piso baixo e rampa de acesso, elevador ou ainda com acesso em nível em pontos de parada elevados (nem de longe é o caso de Vitória).

Ônibus-londrino-oferece-acessibilidade-para-cadeirantes-com-rampas-automaticas_claudia_matarazzo
As empresas tiveram 10 anos – isso mesmo – para se preparar, mas não conseguiram. Os flagrantes das dificuldades enfrentadas pelas pessoas – todas – e a falta de acesso se repetem em todo o país.

Mais rápido por favor! O progresso é lento: muito devagar e a medida que a frota se renova, algumas cidades apresentam alguma melhora no quadro: no Rio de Janeiro, e em São Paulo, cerca de 76% dos coletivos já estão preparados. Em Belo Horizonte, 89% dos ônibus estão adaptados. Em Teresina, o índice de cobertura é de 37% e em Vitória 67%. Mas, para quem depende disso, esses índices estão muito aquém da real necessidade.

Mais simples do que parece – a verdadeira mudança só vai acontecer com a mobilização pública e vontade política! É preciso planejar com competência uma região mais humanizada e acessível para todos. Porque o dia a dia de quem utiliza o transporte público é uma verdadeira tragédia: ônibus lotados, vias e calçadas inacessíveis para cadeirantes, cegos e idosos, buracos, falta de ciclovias, tarifas altas e motoristas despreparados…Difícil ? Nem tanto.

O município do Guarujá (SP) é a prova de que é possível: recentemente, a cidade atingiu a marca de 100% da frota de ônibus completamente adaptados para pessoas com deficiência. Que sirva de inspiração para outros lugares!

Acessibilidade_Viacao Guaruja 28 maio 15_claudia_matarazzo

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1 Comentário

  • Responder
    Luiza
    04/03/2016 as 13:23

    Infelizmente nós ainda temos muuuuuito o que progredir para atingirmos um nível aceitável de inclusão social em nosso país.
    Meu blog é novo, se vc puder dar sua opinião…

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