Sem categoria

Meseiras –  erros e acertos

image_pdfimage_print

Se você aprecia uma mesa bem montada, com certeza deve se inspirar em algumas meseiras, as profissionais ou entusiastas da montagem de mesas de refeição, focadas em criar ambientes esteticamente perfeitos para almoços, jantares e eventos em geral.

Em apenas 2 décadas elas resgataram a mesa como espaço social, criaram uma profissão lucrativa e conquistaram o mercado do universo da casa inspiram milhares seguidores nas redes com suas ideias.

Mas, muitas vezes o entusiasmo acaba fazendo com que escorreguem em conceitos equivocados ou mesmo uma estética exagerada – e perdem a mão por conta de uma bobagem. Para não ser vítima desse tipo de armadilha preste atenção a algumas virtudes das meseiras que, mal dosadas, podem se transformar em micos ou mesmo prejudicar no seu evento.

Estética que enche os olhos – elas transformam qualquer refeição em uma experiência visual. Sabem como brincar com cores, texturas e temas para montar mesas que impressionam desde o primeiro olhar. Muita calma: esse impacto pode ser feito com elegância, sem exageros que cansem o olhar depois de 5 minutos.

Elas personalizam a mesa e  incentivam a criatividade adaptando tudo para o estilo do anfitrião e o clima da ocasião. Mas é preciso seguir as regras básicas da etiqueta mesmo, criando algo que tenha a sua cara.

Etiqueta como referencia o maior erro de muitas meseiras é colocar a estética acima da funcionalidade e da etiqueta tradicional. Muitas se empolgam na decoração e esquecem de deixar espaço para o básico: pratos, talheres e copos. O resultado é uma mesa apertada e desconfortável para os convidados. Funcionalidade é essencial: em vez de um arranjo poderoso de mesa atrapalhando a conversa entre os convidados, é preciso entender que o resultado pode ser igualmente lindo e mais confortável  com arranjos baixos e delicados….

Foco exagerado em vendas – muitas se perdem no excesso de promoções de produtos. Em vez de ensinar a montar uma mesa funcional bonita e prática, elas passam a promover guardanapos duplos, sousplats em várias cores e uma série de acessórios nem sempre tão decorativos  e muitas vezes completamente  desnecessários.

Montagens para foto, não para a vida com o boom das redes sociais, muitas meseiras estão focando demais em criar mesas que ficam bonitas nas fotos, mas que não funcionam ao vivo. O resultado é uma mesa linda, mas nada pratica.

Sou a primeira a reconhecer a importância das meseiras. Mas, quando o foco fica só na estética ou nas vendas, acaba passando a ideia errada de que montar uma mesa depende de ter muitos e variados produtos e não de entender as regras básicas de etiqueta e funcionalidade.

O ideal é que elas busquem mais equilíbrio entre uma mesa beleza e  funcionalidade onde os convidados se sintam bem e confortáveis. Afinal, de que adianta ter uma mesa maravilhosa se na prática ninguém consegue aproveitar a refeição?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Sem comentários

Deixe um comentário