Sim, pois esse tipo de chamada de atualmente é o mais eficiente pois podemos enxergar o olhar e a reação do interlocutor. Ok, falamos com nossos amigos, familiares, namorados. Mas quando é para falar com um cliente ou com seu chefe não é para ser tão informal e tem como otimizar a chamada. Olha só:
Antes de fazer a chamada – estamos na era digital, mas não são todos que sabem usar todas as tecnologias. Telefonar antes e perguntar se a pessoa tem familiaridade com a chamada de vídeo é essencial para o melhor resultado do encontro. E peça a ela para escolher qual aplicativo prefere.
Se ela não souber usar – ou não tiver muita prática – , escreva (sim tecle) explicando detalhadamente todo o passo a passo. Mas escreva, nada de áudio. Assim, a pessoa pode acompanhar sem se perder. Depois, ligue novamente e diga se quer fazer um teste para ver se está tudo ok… Ai sim, marque um horário para a chamada.
A chamada de vídeo – sempre, em primeiro lugar, combine um horário certinho. E antes, pode sim, enviar uma mensagem para se certificar que a pessoa pode falar naquele momento. Prepare um roteiro, seja objetivo naquilo que deseja falar, para que seja entendido. E lembre-se: um fala e o outro escuta.
Problemas técnicos – é chato, mas eles acontecem – e quase sempre na hora errada. Então, esteja preparado e, se não tiver jeito, aja naturalmente.
Ruídos durante a chamada – dependendo do ruído não há necessidade de interromper a chamada. Uma moto passando, o cachorro latindo… isso se for um “barulho” rápido. Você pode até fazer um pequena brincadeira com isso. Mas o ideal é que não aconteça…
Invasores na transmissão – se fosse em tempos “normais”, isso não poderia acontecer. Mas estamos falando de uma quarentena que ninguém esperava. As pessoas , estão mais compreensivas e se acontecer de um animalzinho aparecer e não te deixar em paz, pegue ele no colo e mostre… não há quem não entenda…. O mesmo vale para crianças. Explique o que está acontecendo. Tenho certeza que o cliente vai entender. O melhor neste caso, é assumir e relaxar. Pois, se acontecer, não é o fim do mundo.
Cenário de Fundo – não precisa ser um cenário mega produzido. Você só precisa de um boa luz – e ficar a favor dela. A pessoa com quem está conversando precisa ver seu rosto, principalmente seus olhos. O fundo pode ser uma parede lisa ou com quadros… mas o foco aqui, não é o ambiente e sim você.
Não são dicas tão absurdas assim, são até simples.. Mas fazem muita diferença por isso atente para isso e arrase na sua próxima chamada em vídeo…
Sem comentários