1

5 Dicas para economizar em restaurantes

cinco moedas douradas em cima de uma conta de restaurante.

1. Água– muitas vezes, servem sem perguntar águas importadas e nem preciso dizer que são beeem mais caras, não é? Olho vivo… Pelo que cobram aqui, deviam fazer como fora do Brasil onde os garçons trazem uma jarra com água filtrada – e você não paga nada a mais por isso.

2. Couvert é perfeitamente normal recusar o couvert. E não é feio. Ainda mais se você for pedir uma entrada.

3. Bebidas Alcoólicas – Chopp, caipirinha… Tudo isso é muito gostoso, mas encarece demais a conta. Que tal tomar o aperitivo em casa, já aproveitando para entrar no clima? Mas se fizer questão do vinho, vale mais a pena pedir a garrafa do que taça. Uma tacinha aqui, outra tacinha ali são a receita para um susto enorme na hora de pagar.

4. Dividir o prato – muita gente tem vergonha mas você pode perguntar para o garçom se o prato dá para dividir. Quase sempre dá. Pesquise também os pratos “para duas pessoas” que podem ser mais econômicos do que dois individuais

5. Sobremesa– tem cabimento pagar uma pequena fortuna por uma fatia de abacaxi? Ou por uma taça de sorvete igualzinho aquele que você toma na padaria? Peça o café direto. Experimente comer a sobremesa em uma doceira perto ou naquela sorveteria que tem fila na porta mas vale quanto custa. Se der para ir a pé, melhor ainda: além de esticar o passeio, alivia a consciência depois da comilança.