Top Dicas para economizar (mais) água
“Tem desertos em que não falta água porque tem planejamento”.
A frase, acuradíssima por sinal, é de Luciana Gimenez. Pois é Luciana, mas por aqui, além de água, faltou mesmo planejamento e, provavelmente competência – porque temos que acreditar que não houve má fé, certo?
Agora é correr atrás do prejuízo – e sem concessões ou gracinhas.
Gisele Bundchen há algum tempo atrás, fez sucesso com sua declaração de que ao fazer xixi no chuveiro economiza o equivalente a 6 litros de água de uma descarga.
Na época achamos bonitinho mas pouca gente aderiu de verdade .Agora é hora: aliás, passou da hora – e embora muita coisa lhe pareça óbvia, não custa lembrar que esses detalhes podem fazer uma enorme diferença quando as reservas estão literalmente secando em todas as frentes.
- Fazer xixi no chuveiro ajuda mas, incorpore a noção de que é perfeitamente possível esperar o segundo e até o terceiro xixi para dar a descarga. Feche a tampa do vaso e pense na economia.
- E no pé em que estamos, se tiver, melhor fazer xixi no bidê – ou ir até o chuveiro e agachar sobre o ralo…
- Tome banho em silêncio e rapidamente – parece bobagem mas aquele som ligado, faz com que a gente esqueça da vida e da água correndo…
- Assim que entrar no chuveiro já molhe a roupa de baixo – e esfregue rapidamente. Economiza tempo, água e trabalho.
- Escove os dentes com uma caneca de água – e faça com que dê para pelo menos 3 vezes – ou seja, da manhã a noite. (Garanto que dá)
- Coloque água em um borrifador e use para lavar o rosto: quem limpa a pele com creme usará ainda menos água. Mas mesmo quem usa sabonete, vai ver que é perfeitamente possível e o borrifador economiza muuuuuuuuita água.
- Ensaboe a louça com a torneira fechada: primeiro os copos, depois pratos e finalmente panelas. E enxágue tudo de uma só vez o mais rápido que puder.
- Se usar a máquina de lavar louça, lembre de selecionar o programa econômico e de enche-la completamente
- Não descarte a água que usou para cozinhar verduras, massas ou batatas: use para cozinhar feijão, fazer arroz ou outros alimentos. Você pode ser surpreender com os novos sabores…
- Comece a pensar em receitas com cozimento a vapor e use até onde der, a mesma água.
- Organize para uma vez por semana a lavagem da roupa. Tente separar as peças por prioridade e só lave mais uma vez se for realmente necessário – e claro, sempre enchendo a máquina de lavar até o final.
- Fiscalize: seja chato em casa e até com quem não conhece. Perca uns minutinhos tentando explicar que não dá pra continuar com as velhas rotinas e ensine sim, algumas novas.
Tá achando isso o fim do mundo? Se você já sofre com a falta de água sabe do que estou falando. Se ainda não passou por isso nem espere passar. Aja e pense na enorme economia acarretada por essa atitude incorporada – e no imenso benefício a curto prazo – que não está dando pra esperar.